Plano de aula: primeiro dia de aula – Ensino Fundamental

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

1. Objetivos
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

– Fomentar o gosto pela leitura entre os alunos e mostrar sua importância no processo de aprendizagem.
– Desenvolver habilidades de compreensão e interpretação de textos, bem como a capacidade crítica para analisar diferentes tipos de leitura.
– Incentivar a prática da leitura como um hábito diário que contribui para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos.

1.2. Objetivos secundários:

– Estimular a criatividade dos alunos a partir da leitura, promovendo a produção de textos e ideias originais.
– Desenvolver o trabalho em equipe através de atividades colaborativas relacionadas à leitura.
– Promover habilidades de comunicação oral e escrita, capacitando os alunos a discutir ideias e compartilhar opiniões sobre as leituras realizadas.
– Incentivar a busca por novos conhecimentos através da leitura de diferentes gêneros literários e informativos.

2. Introdução
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve perguntar aos alunos sobre suas experiências com a leitura. Qual foi o último livro que leram? O que mais gostam de ler? Isso ajudará a entender melhor o perfil da turma e despertar o interesse pelo tema.

Em seguida, o professor deve explicar a importância da leitura não apenas para o aprendizado escolar, mas também para o desenvolvimento pessoal, cultural e social dos alunos. Pode citar exemplos de como a leitura pode ajudar a expandir horizontes, melhorar o vocabulário e até contribuir para a formação de opinião crítica.

Para tornar o assunto mais atrativo, o professor pode compartilhar uma curiosidade sobre algum autor famoso ou comentar sobre um livro que teve um grande impacto na sociedade.

3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: <50 - 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

O professor deve iniciar com uma atividade de revisão, onde os alunos compartilham o que lembram sobre os gêneros literários (conto, crônica, poesia, etc.) e discutem qual gênero mais os atrai. O professor pode utilizar um quadro para registrar as respostas e gerar uma discussão em grupo.

3.2. Apresentação da teoria
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

O professor deve apresentar os conceitos principais relacionados à leitura, como a diferença entre leitura crítica e leitura técnica, e a importância da leitura na formação do pensamento crítico. Este momento pode incluir exemplos práticos de como a leitura pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento.

1. Criar um ambiente interativo, onde os alunos são convidados a fazer perguntas e compartilhar suas opiniões sobre trechos de livros ou ideias que já tiveram ao ler.

3.3. Atividades práticas
Estimativa de tempo: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Clube do Livro
Os alunos devem ser divididos em pequenos grupos e cada grupo escolher um pequeno livro ou uma história em quadrinhos para ler em conjunto. Depois, cada grupo terá a tarefa de apresentar um resumo e compartilhar o que acharam da leitura com a turma.

Atividade 2: Criação de uma história
Em grupos, os alunos devem criar uma história utilizando elementos dos diferentes gêneros discutidos na aula. Após a escrita, cada grupo apresentará sua história para a turma, estimulando a criatividade e a colaboração.

Essas atividades permitem que os alunos pratiquem a leitura de diferentes formas e desenvolvam a habilidade de trabalhar em equipe, além de explorar sua criatividade.

4. Retorno
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve revisar com os alunos o que foi discutido. Ele pode perguntar a cada grupo o que aprendeu com a leitura e a criação da história, conectando os conceitos discutidos com a prática.

4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>

O professor pode pedir que os alunos escrevam em uma folha rápida suas impressões sobre a aula, o que mais gostaram e o que desejariam aprender na próxima. Esse feedback servirá para ajustar a abordagem e o conteúdo das próximas aulas.

5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor pode sugerir que os alunos leiam um capítulo de um livro ou uma história em quadrinhos e escrevam um pequeno resumo ou uma reflexão sobre o que aprenderam com a leitura para apresentar na próxima aula.

6. Conclusão
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

Para concluir, o professor deve revisar os principais pontos abordados na aula, enfatizando a importância da leitura na vida dos alunos e como ela pode ajudar a moldar seu futuro. Deve reforçar que a prática da leitura é um hábito que deve ser cultivado diariamente.

O professor pode encorajar os alunos a explorar diferentes gêneros literários em casa e sugerir alguns títulos interessantes que podem despertar sua curiosidade.

Por fim, o professor deve lembrar aos alunos que a leitura não apenas amplia o conhecimento, mas também promove empatia e compreensão do mundo ao nosso redor. Cada aluno tem um papel fundamental em formar um hábito de leitura que será valioso ao longo de sua vida.

Avalie esse post

Deixe um comentário