Plano de Aula de Artes: de Acordo com a BNCC
1. Objetivos
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
1.1. Objetivos principais:
- Proporcionar aos alunos uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de artes visuais e sua importância na cultura e sociedade.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de apreciar, analisar e interpretar obras de arte, reconhecendo suas características e influências culturais.
- Estimular a criatividade dos alunos, incentivando a experimentação com diferentes materiais, técnicas e linguagens artísticas.
1.2. Objetivos secundários:
- Promover a reflexão sobre a diversidade cultural e a expressão artística como formas de comunicação e expressão pessoal.
- Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração na realização de projetos artísticos.
- Desenvolver a autoconfiança e autoexpressão dos alunos por meio da criação artística.
2. Introdução
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
A professora inicia a aula contextualizando a importância das artes visuais na educação e na sociedade, destacando como a expressão artística pode ser uma forma de comunicação e reflexão sobre o mundo.
Em seguida, apresenta obras de artistas renomados, como Picasso e Frida Kahlo, para inspirar os alunos e mostrar a diversidade de estilos e técnicas artísticas existentes.
3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos
3.1. Exercício de Observação e Análise de Obras de Arte
Os alunos são convidados a observar atentamente uma série de obras de arte e fazer anotações sobre elementos como cores, formas, texturas e composição. A professora guia a discussão para que os alunos compartilhem suas percepções e interpretações das obras.
3.2. Atividade Prática: Produção de uma Obra de Arte Coletiva
Os alunos são divididos em grupos e cada grupo recebe um material artístico diferente, como lápis de cor, tinta guache ou giz pastel. Eles devem colaborar para criar uma obra de arte coletiva, explorando a criatividade e experimentando com diferentes técnicas e materiais.
4. Retorno
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
4.1. Apresentação das Obras de Arte Coletivas
Cada grupo apresenta sua obra de arte coletiva para a turma, explicando o processo criativo, as escolhas estéticas e as inspirações por trás da obra.
4.2. Discussão e Reflexão
A professora guia uma discussão sobre as obras apresentadas, incentivando os alunos a refletir sobre o processo criativo, as diferentes percepções e a importância da colaboração na produção artística.
5. Tarefa de Casa
Estimativa de tempo: 5 minutos
Os alunos são desafiados a pesquisar sobre um artista contemporâneo de sua escolha e escrever um breve texto analisando sua obra e estilo artístico. Eles devem trazer suas pesquisas e reflexões para a próxima aula.
6. Conclusão
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
A professora reforça a importância das artes visuais na formação cultural e pessoal dos alunos, incentivando a continuidade da exploração artística e da apreciação estética em suas vidas.