1. Objetivos
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
1.1. Objetivos principais:
- Proporcionar um ambiente acolhedor e seguro para os alunos se sentirem confortáveis e confiantes em sua primeira experiência na escola.
- Estabelecer vínculos afetivos entre os alunos, professor e demais colegas de turma.
- Promover a integração e socialização das crianças, incentivando a empatia, cooperação e respeito mútuo.
1.2. Objetivos secundários:
- Despertar o interesse dos alunos pela escola e pelo processo de aprendizagem.
- Estimular a criatividade e expressão das crianças por meio de atividades lúdicas e artísticas.
- Desenvolver a autonomia e independência dos alunos, encorajando-os a explorar novos ambientes e experiências.
2. Introdução
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
No início da aula, o professor deve recepcionar calorosamente os alunos, utilizando músicas, brincadeiras e atividades interativas para criar um clima acolhedor e receptivo. É importante demonstrar cuidado e atenção individual a cada criança, garantindo que se sintam bem-vindas e especiais.
O professor também pode incentivar os alunos a compartilharem um pouco sobre si mesmos, suas famílias e interesses, promovendo a integração e a construção de laços afetivos na turma.
3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos
3.1. Atividades lúdicas e artísticas
Para promover a integração e o acolhimento, o professor pode planejar atividades como músicas, danças, pinturas, contação de histórias e brincadeiras em grupo. Essas atividades ajudam as crianças a se expressarem, a se divertirem e a se conhecerem melhor, criando um ambiente de confiança e amizade.
3.2. Roda de conversa
Após as atividades lúdicas, o professor pode conduzir uma roda de conversa, onde os alunos têm a oportunidade de compartilhar suas experiências, sentimentos e expectativas em relação à escola. O professor deve incentivar a escuta ativa, o respeito às opiniões e a valorização do diálogo entre os colegas.
4. Retorno
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
4.1. Reflexão em grupo
O professor pode conduzir uma reflexão em grupo, perguntando aos alunos o que mais gostaram na aula, o que aprenderam de novo e como se sentiram durante as atividades. Essa reflexão permite que as crianças expressem suas emoções, fortalecendo o vínculo entre elas e o professor.
4.2. Mensagem final
Para finalizar a aula, o professor pode ressaltar a importância do acolhimento, da amizade e do respeito mútuo na construção de um ambiente escolar saudável e acolhedor. O professor pode incentivar os alunos a praticarem atos de gentileza e solidariedade no dia a dia, criando uma cultura de empatia e colaboração na turma.
5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: 5 minutos
O professor pode sugerir uma atividade simples para os alunos realizarem em casa, como desenhar ou escrever sobre o que mais gostaram na aula de acolhimento. Essa atividade estimula a expressão criativa das crianças e fortalece a conexão afetiva com a escola e com os colegas.
6. Conclusão
Para concluir a aula, o professor pode reforçar a importância do acolhimento e da amizade na formação de vínculos saudáveis e no bem-estar emocional das crianças. O professor pode transmitir uma mensagem de confiança, apoio e cuidado, garantindo que os alunos se sintam seguros e felizes em seu novo ambiente escolar.