Plano de Aula: Tiradentes na Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Apresentar a figura de Tiradentes como um herói nacional, ressaltando sua importância na história do Brasil.
  • Desenvolver a cidadania e a consciência histórica nas crianças, promovendo uma identificação com valores como liberdade e justiça.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela história, incentivando a pesquisa e o estudo sobre personagens históricos.

1.2. Objetivos secundários:

  • Estimular a criatividade dos alunos através de atividades artísticas relacionadas ao tema.
  • Promover o trabalho em grupo e a troca de ideias entre os alunos, valorizando a colaboração e o respeito às opiniões alheias.
  • Desenvolver habilidades de comunicação ao incentivar a apresentação de trabalhos e ideias sobre Tiradentes.
  • Conectar a história de Tiradentes com a realidade atual, discutindo valores de cidadania e ética.
  • Fomentar a apreciação pelas artes, através da leitura de histórias ou representações teatrais sobre a vida de Tiradentes.

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor vai fazer uma introdução breve sobre quem foi Tiradentes, destacando sua luta pela liberdade e justiça. Pode-se perguntar aos alunos se já ouviram falar dele ou mencionar alguma história relacionada, criando um espaço para que compartilhem o que sabem.

O professor irá contextualizar a importância da data de 21 de abril e como ela é celebrada no Brasil, explicando que essa data marca a morte de Tiradentes, um símbolo da Inconfidência Mineira. Para despertar o interesse, pode-se contar uma pequena história ou fábula que envolva temas de coragem e luta pela liberdade.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor pode revisar com os alunos o que já aprenderam sobre cidadãos famosos do Brasil, como Dom Pedro II ou outros personagens que tenham lutado pelas liberdades, para preparar o contexto sobre Tiradentes.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor apresentará a história de Tiradentes de forma lúdica, usando recortes, imagens ou uma apresentação visual. A história deve ser adaptada à faixa etária, focando em como Tiradentes sonhou com um Brasil livre.

Durante a apresentação, o professor pode fazer perguntas simples para engajar os alunos, como: “O que você faria se quisesse mudar algo que não acha certo?” incentivando a reflexão sobre justiça e liberdade.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Desenhando Tiradentes

Os alunos receberão papel e materiais para desenhar Tiradentes, podendo incluir elementos que simbolizam sua luta, como a bandeira do Brasil ou frases sobre liberdade. Essa atividade ajudará a fixar o aprendizado através da arte.

Atividade 2: Peça Teatral

Dividir a turma em grupos e incentivar a criação de uma pequena cena que represente um momento da vida de Tiradentes, como sua prisão ou a importância de sua luta. Os grupos apresentarão suas peças, permitindo uma explanação lúdica e criativa sobre a história.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor fará uma breve revisão perguntando aos alunos o que aprenderam sobre Tiradentes e seu significado na história do Brasil. O professor pode perguntar: “Por que Tiradentes é importante para nós hoje?” buscando feedback e entendimento.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Em seguida, o professor pedirá que cada aluno compartilhe o que mais gostou na aula ou algo que descobriram sobre Tiradentes. Isso ajudará a reforçar o que foi aprendido e a aperfeiçoar as próximas aulas.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor poderá sugerir que os alunos falem sobre Tiradentes com suas famílias e tragam uma história ou um desenho sobre o que descobriram para compartilhar na próxima aula. Assim, os alunos também envolvem suas famílias no aprendizado.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para concluir, o professor deve reafirmar os principais pontos aprendidos sobre a figura de Tiradentes e suas contribuições para o Brasil. Destaque a importância de lutar pela justiça e liberdade na vida cotidiana das crianças.

O professor pode sugerir livros ou histórias sobre Tiradentes que as crianças podem ler com seus pais. Além disso, serão discutidas como as ações de Tiradentes refletem a importância da cidadania e da ética na vida das crianças hoje.

Por fim, deve-se encorajar as crianças a se verem como agentes de mudança, fazendo escolhas que reflitam os valores de Tiradentes: coragem, justiça e amor à pátria.

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