Plano de Aula: Dia dos Avós na Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio
1. Objetivos
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

Promover a valorização dos avós e de suas histórias de vida, incentivando a conexão entre as gerações por meio de atividades interativas.

Desenvolver habilidades sociais e emocionais nos alunos, como empatia e respeito, ao refletir sobre o papel dos avós na família e na sociedade.

Estimular a criatividade e a expressão artística, permitindo que os alunos compartilhem suas vivências e afetos em relação aos avós.

1.2. Objetivos secundários:

Fomentar discussões sobre a importância da família e das tradições, valorizando o passado e o presente.

Incentivar a construção de vínculos afetivos, tanto entre os alunos quanto entre os alunos e seus avós.

Proporcionar uma oportunidade para que os alunos desenvolvam habilidades de apresentação e comunicação ao compartilhar suas criações.

Estabelecer um ambiente de aprendizado colaborativo, onde todos possam aprender com as experiências uns dos outros.

2. Introdução
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

Para começar a aula, o professor pode discutir brevemente sobre a importância dos avós nas famílias e suas contribuições para a história e cultura familiar. Podemos conversar sobre algumas tradições que são passadas de geração para geração.

Em seguida, o professor pode convidar os alunos a compartilhar brevemente uma história ou lembrança carinhosa que tenham de seus avós, criando um ambiente de acolhimento.

Para dar um caráter lúdico, o professor pode apresentar uma canção ou um vídeo que celebre o Dia dos Avós, estimulando o envolvimento dos alunos e despertando sua curiosidade sobre o tema.

3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: <50 - 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

O professor pode iniciar com uma breve conversa sobre o que significa "família" e como cada membro contribui para a dinâmica familiar. Um quiz interativo pode ser uma excelente forma de revisar esses conceitos, onde os alunos podem compartilhar suas opiniões e vivências.

3.2. Apresentação da teoria
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

O professor deve apresentar a importância dos avós na vida das crianças, ressaltando aspectos como a transmissão de valores, tradições e afeto. Essa explanação pode incluir um relato sobre a importância da relação entre avós e netos para o desenvolvimento emocional das crianças.

Durante a apresentação, o professor deve incentivar a participação dos alunos, fazendo perguntas sobre como seus avós influenciam suas vidas e quais tradições familiares eles conhecem.

3.3. Atividades práticas
Estimativa de tempo: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Criação de cartões para os avós
Os alunos serão convidados a criar cartões personalizados para seus avós, utilizando diversos materiais de artesanato como papéis coloridos, adesivos e canetinhas. O objetivo é que cada aluno escreva uma mensagem especial, expressando seu amor e gratidão.

Atividade 2: Apresentação de Histórias
Nesta atividade, os alunos que desejarem poderão contar suas histórias ou experiências preferidas com seus avós. Para aqueles que preferirem, pode-se sugerir uma apresentação artística, como uma dança ou uma música que represente sua relação com seus avós.

Essas atividades visam permitir que os alunos se expressem de forma criativa e significativa, fortalecendo o vínculo afetivo com seus avós.

4. Retorno
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>

Após a conclusão das atividades, o professor deve conduzir uma discussão sobre o que aprenderam sobre os avós e seu papel nas famílias. Perguntas como: "O que mais surpreendeu você sobre suas histórias?" ou "Como você se sentiu ao fazer os cartões?" podem guiar essa conversa.

4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>

O professor pode pedir que os alunos escrevam rapidamente, durante um minuto, uma palavra que represente o que sentiram durante a aula e o que aprenderam sobre seus avós. Isso permite um feedback instantâneo e ajuda o professor a entender a retenção do aprendizado.

5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: <5 minutos>

Para a tarefa de casa, o professor pode sugerir que os alunos escrevam um pequeno texto ou uma carta sobre um momento especial que viveram com seus avós, incentivando a reflexão sobre essas experiências.

6. Conclusão
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

Para finalizar, o professor deve recapitular os principais pontos discutidos na aula, ressaltando a importância dos avós na cultura familiar e a transmissão de histórias e valores por meio das gerações.

O professor pode encorajar os alunos a compartilhar seus cartões na próxima vez que se encontrarem com seus avós, reforçando a ideia de valorizar e expressar carinho em suas relações familiares.

Por fim, o professor pode sugerir que os alunos reflitam sobre como podem preservar e transmitir seus próprios conhecimentos e histórias para as próximas gerações, promovendo um ciclo de amor e respeito familiar que está alinhado com a BNCC, especialmente nas competências que valorizam as relações interpessoais e a identidade cultural.
Avalie esse post

Deixe um comentário

Pedir material no Grupo