Objetivos
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
1.1. Objetivos principais:
- Proporcionar uma vivência lúdica e interativa do Halloween, engajando a imaginação e a criatividade dos alunos.
- Desenvolver habilidades de contação de histórias por meio da exploração de contos e lendas relacionadas ao Halloween.
- Incentivar a expressão artística através da criação de fantasias e decorações temáticas.
- Fomentar a socialização e o trabalho em grupo durante as atividades propostas.
1.2. Objetivos secundários:
- Explorar a literatura e a cultura associadas ao Halloween, promovendo o respeito pela diversidade cultural.
- Estimular a curiosidade e a pesquisa sobre as tradições e costumes dessa celebração.
- Promover a linguagem oral, escrita e artística durante as atividades de criação.
- Desenvolver habilidades motoras através da realização de atividades manuais, como a confecção de enfeites.
Introdução
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
Para iniciar a aula, o professor deve questionar os alunos sobre o que sabem ou já ouviram sobre o Halloween. Este momento de discussão servirá para reconhecer as ideias prévias e dar espaço para a troca de experiências.
O professor pode contar uma breve história sobre a origem do Halloween, explicando o contexto histórico e cultural da festividade. Desta forma, a turma compreenderá a importância e os simbolismos da data.
Além disso, pode-se trazer curiosidades, como o significado das cores e símbolos associados ao Halloween, como abóboras e fantasmas, despertando o interesse dos alunos pelo tema.
Desenvolvimento
Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>
3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
O professor deve fazer uma breve revisão sobre as tradições de festas e celebrações em diferentes culturas, assim como a importância do respeito e da diversidade cultural, alineando com a BNCC, que enfatiza a valorização das práticas culturais (competência geral 5).
3.2. Apresentação da teoria
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
O professor deve apresentar a narrativa sobre o Halloween, ilustrando com imagens, e destacar elementos culturais, como as brincadeiras, as vestimentas, as decorações e as guloseimas típicas. Também pode abordar o conceito do “trick or treat” e o significado do “doce ou travessura”.
3.3. Atividades práticas
Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>
Atividade 1: Criação de Abóboras Decorativas
Os alunos usarão papel colorido, tintas e outros materiais para criar abóboras decorativas. O objetivo é estimular a criatividade e a motricidade fina, além de proporcionar uma experiência divertida e temática. Ao final, as abóboras podem ser expostas em uma mini-exposição na escola.
Atividade 2: Contos de Halloween
Dividir a turma em grupos e desafiar cada um a criar uma pequena história de Halloween, que pode ser contada em forma de teatro. Após a apresentação, os outros alunos poderão fazer perguntas e comentar as histórias, promovendo o desenvolvimento da linguagem oral e a expressão artística.
Retorno
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>
Após as atividades práticas, o professor poderá fazer perguntas para verificar o que os alunos aprenderam. Exemplos: “O que você mais gostou na atividade de criação das abóboras?” ou “Qual foi a parte mais divertida da contação de histórias?”.
4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>
Pedir aos alunos que compartilhem um papel com uma frase sobre o que aprenderam ou o que mais gostaram na aula. Essa atividade promove a reflexão sobre a experiência vivida e o aprendizado adquirido.
Tarefa de casa
Estimativa de tempo: <5 minutos>
O professor deve sugerir que os alunos façam uma pesquisa em casa sobre uma tradição de Halloween em um país diferente. Na próxima aula, eles poderão compartilhar o que aprenderam, ampliando ainda mais o conhecimento sobre a diversidade cultural.
Conclusão
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
Para encerrar, o professor deve fazer um resumo dos principais pontos discutidos, reforçando a importância do Halloween como uma celebração que promove a criatividade, a imaginação e a diversidade cultural.
O professor pode lembrar que as atividades realizadas tiveram como foco não apenas a diversão, mas também o desenvolvimento de habilidades fundamentais, que estão alinhadas com a BNCC, como a valorização cultural (competência geral 5) e a expressão artística (competência específica de Arte).
Por fim, o professor deve enfatizar que cada aluno tem sua singularidade e que a festa do Halloween também é uma oportunidade para respeitar e celebrar as diferenças.