Plano de aula: Ensino Fundamental – matemática – 6º ao 9º ano

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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Plano de aula de Números Racionais

1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Compreender a representação dos números racionais em diferentes formas, como frações, decimais e porcentagens.
  • Desenvolver habilidades para realizar operações básicas com números racionais, como adição, subtração, multiplicação e division.
  • Estimular o raciocínio crítico dos alunos ao resolver problemas que envolvem números racionais em contextos diversos.
  • Incentivar a aplicação dos números racionais na vida cotidiana, destacando sua importância e utilidade.

1.2. Objetivos secundários:

  • Promover a capacidade de colaborar em grupo, trocando ideias e construindo conhecimentos em conjunto.
  • Estimular a criatividade ao encontrar diferentes métodos para resolver problemas envolvendo números racionais.
  • Fortalecer habilidades de comunicação ao compartilhar soluções e caminhos encontrados para a resolução dos problemas.
  • Relacionar o conteúdo à BNCC, destacando competências como: compreender e usar os números racionais em diferentes contextos (EM13MAT102) e resolver problemas que envolvem operações com esses números (EM13MAT103).

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve relembrar as operações básicas com números inteiros, garantindo que os alunos tenham uma base sólida para avançar para os números racionais.

Em seguida, o professor pode apresentar uma situação contextualizada, como uma compra em que o desconto deve ser calculado, incentivando os alunos a pensar em quantidades e valores.

Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode explorar curiosidades, como o uso de frações no dia a dia, por exemplo, ao falar sobre receitas culinárias, medidas de altura e largura, ou utilizar porcentagens em promoções de produtos.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor deve iniciar com uma breve revisão das operações com números inteiros, questionando os alunos sobre exemplos do cotidiano onde utilizam esses conceitos. Um quiz rápido pode ser feito para reforçar o aprendizado anterior.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Em seguida, será apresentada a teoria sobre números racionais. O professor explicará a definição de números racionais, representações gráficas e a relação entre frações e decimais.

O professor também abordará como realizar operações com esses números, enfatizando a equivalência e a simplificação de frações. Durante a apresentação, o professor incentivará os alunos a participarem com perguntas e a compartilharem exemplos do dia a dia.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Desafio das Frações

Os alunos serão divididos em grupos e receberão cartões com diferentes operações envolvendo frações, sendo desafiados a resolver as operações e apresentar as respostas para a turma.

Atividade 2: Jogo dos Números Racionais

Neste jogo, cada aluno deve criar um problema contextualizado envolvendo números racionais e trocá-lo com um colega, que deve resolver o problema proposto. Essa dinâmica promoverá a colaboração e a reflexão sobre a aplicação prática do conhecimento.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve solicitar que os grupos apresentem uma solução dos problemas criados, discutindo as dificuldades enfrentadas e as estratégias utilizadas para resolução, conectando isso com a teoria apresentada.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor pode pedir que cada aluno escreva uma ideia sobre o que mais gostou na aula e uma dúvida que ainda possui em relação ao conteúdo. Isso ajudará a entender a efetividade da aula e o que deve ser abordado futuramente.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

Como lição de casa, o professor deverá fornecer uma série de problemas práticos que envolvem a aplicação de números racionais, estimulando os alunos a utilizarem o conhecimento adquirido de forma independente.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para finalizar, o professor fará um resumo dos principais pontos discutidos, reafirmando a compreensão sobre números racionais e suas aplicações em situações do cotidiano. O professor deve ressaltar a importância do assunto e como utilizar esses conceitos pode facilitar a resolução de diversos problemas práticos.

Além disso, o professor pode sugerir a leitura de materiais complementares, como livros de matemática do ensino fundamental que discutem números racionais e suas aplicações. O objetivo é mostrar aos alunos que o aprendizado não termina na sala de aula e que eles podem continuar explorando o tema de forma autônoma.

Por último, o professor deve encerrar motivando os alunos, afirmando que a matemática está presente em diversos aspectos da vida diária deles e incentivando-os a sempre fazer conexões entre o que aprendem e o que vivenciam.

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