Plano de aula: geografia – 3º ano

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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Plano de aula de Geografia: Conhecendo a Orientação e os Pontos Cardeais

1. Objetivos
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

– Promover a compreensão dos conceitos de orientação espacial e a importância dos pontos cardeais para navegação e localização.
– Desenvolver habilidades de observação e interpretação de mapas, permitindo que os alunos se localizem e compreendam o espaço geográfico em que vivem.
– Estimular a autonomia dos alunos ao utilizarem os pontos cardeais para descrever direções no ambiente escolar e em suas casas.

1.2. Objetivos secundários:

– Fomentar a curiosidade e o interesse dos alunos pela geografia local e global.
– Promover o trabalho em grupo, onde os alunos podem compartilhar suas experiências e explorar juntos a orientação no espaço.
– Incentivar a aplicação prática do conhecimento, através de jogos e atividades que envolvam a utilização dos pontos cardeais no cotidiano.

2. Introdução
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

O professor deve iniciar a aula perguntando aos alunos se eles sabem como se orientam em um espaço desconhecido. A partir disso, ele pode apresentar a importância dos pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste.

Para contextualizar, o professor pode perguntar: “Como vocês se orientam na escola?” e “Já ajudaram a alguém a encontrar um lugar usando pontos cardeais?” Ao ouvir experiências pessoais, o professor reforça a relevância do tema.

Para deixar a introdução mais dinâmica, uma breve apresentação de imagens de mapas e ônibus usando a orientação dos pontos cardeais pode ser exibida, mostrando como fazemos uso desses conceitos em nosso dia a dia.

3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: <50 - 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

O professor começará revisando o que já sabe sobre espaço e localização, aproveitando o momento para esclarecer dúvidas. Ele pode usar um mapa simples como suporte visual e pedir aos alunos que identifiquem os pontos cardeais nele.

3.2. Apresentação da teoria
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

O professor deve explicar como identificar os pontos cardeais usando um simples método de observação do sol, destacando que, por exemplo, o sol nasce a Leste e se põe a Oeste. Além disso, é importante que ele discorra sobre a importância da bússola e como ela nos ajuda na navegação.

Os alunos podem interagir durante essa parte, compartilhando o que já conhecem, fazendo perguntas e se posicionando em relação aos conceitos apresentados.

3.3. Atividades práticas
Estimativa de tempo: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Jogo de Caça aos Pontos Cardeais
Para esta atividade, o espaço de aula ou ao ar livre pode ser utilizado. O professor irá criar uma espécie de caça ao tesouro, onde os alunos terão que encontrar diferentes objetos ou marcos, utilizando apenas os pontos cardeais como referência. Isso os ajudará a entender na prática como usar a orientação.

Atividade 2: Criando um Mapa da Escola
Os alunos serão divididos em grupos e deverão desenhar um mapa da escola, identificando os pontos cardeais. Eles devem incluir no mapa locais importantes, como a biblioteca, a sala de aula e o pátio. No final, os grupos apresentarão seus mapas, explicando como utilizaram os pontos cardeais.

4. Retorno
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve pedir que cada grupo compartilhe o que aprenderam. Ele pode incentivar a reflexão com perguntas como: “Quais foram as dificuldades que encontraram ao localizar os objetos?” ou “Como os mapas ajudaram a entender melhor nossa escola?”.

4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>

O professor pode elaborar um pequeno formulário onde os alunos escrevam:

– O que mais gostaram na aula?
– O que ainda não ficou claro?

Esse feedback é essencial para avaliar a eficácia da aula e as necessidades dos alunos em relação ao tema.

5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor pode propor que os alunos realizem um pequeno relatório em casa, descrevendo como se orientam ao ir para diferentes lugares em sua vizinhança utilizando os pontos cardeais. Isso deverá ser apresentado na próxima aula.

6. Conclusão
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

Para encerrar, o professor deve fazer um resumo dos pontos discutidos, reforçando a importância da orientação espacial e como os pontos cardeais ajudam a compreender o espaço ao nosso redor.

Ele pode sugerir que os alunos fiquem atentos ao usarem os pontos cardeais em suas rotinas diárias, enfatizando a aplicabilidade desses conceitos no cotidiano.

O professor pode recomendar livros ou recursos digitais que abordem o uso de mapas e orientação, estimulando a continuidade do aprendizado fora da sala de aula.

Por fim, o professor deve destacar que a habilidade de se orientar no espaço é fundamental para a autonomia e segurança de cada um, e todos têm um papel ativo ao explorar e compreender o ambiente que os cerca.

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