- Objetivos
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
1.1. Objetivos principais:
Fomentar o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita nos alunos, estimulando a compreensão e a análise de diferentes tipos de textos.
Incentivar a expressão oral e a argumentação, permitindo que os alunos se sintam mais confortáveis ao compartilhar suas opiniões e experiências com os colegas.
Desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e discutir os principais elementos de um texto, como personagens, enredo e mensagem.
1.2. Objetivos secundários:
Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos, incentivando a troca de ideias e a construção conjunta do conhecimento.
Estimular a criatividade dos alunos na produção de textos, permitindo que explorem diferentes gêneros textuais e estilos de escrita.
Aprofundar o entendimento da gramática e ortografia de forma contextualizada, aplicando as regras em suas produções textuais.
Realçar a importância da leitura como um meio de adquirir conhecimento e enriquecer o vocabulário.
Motivar os alunos a refletirem sobre os valores e as lições presentes nos textos, promovendo a formação de cidadãos críticos e conscientes.
- Introdução
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
Para iniciar a aula, o professor pode perguntar aos alunos o que eles entenderam sobre a leitura de um texto que foi lido na aula anterior, contextualizando o tema atual sobre a narrativa e suas características. O objetivo é garantir que todos os alunos estejam familiarizados com os conceitos básicos sobre narrativa.
Em seguida, o professor pode apresentar um breve resumo das histórias que serão analisadas durante a aula, introduzindo personagens e conflitos, e fazer uma pergunta instigante, como: "Qual a importância de um personagem bem construído para uma boa história?".
O professor deve enfatizar como a narrativa é uma parte importante da nossa cultura e do nosso cotidiano, ilustrando com exemplos de contos conhecidos ou até mesmo de obras literárias que os aluno conhecem. Para despertar o interesse, o professor pode contar uma história breve, utilizando expressões e entonações que atraiam a atenção dos alunos.
- Desenvolvimento
Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>
3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
O professor inicia fazendo uma revisão dos conceitos abordados em aulas anteriores sobre o que é uma narrativa, discutindo elementos como início, meio, fim, personagens e enredo. A revisão pode ser feita através de uma roda de conversa onde os alunos compartilham suas experiências com histórias que já leram ou ouviram.
3.2. Apresentação da teoria
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
O professor apresenta os principais elementos de uma narrativa: trama, personagens, cenário e moral da história. Ele pode trazer exemplos de contos clássicos, como "Chapeuzinho Vermelho", e discutir cada um dos elementos da narrativa que ali estão presentes. O professor deve incentivar a participação dos alunos, perguntando sobre suas opiniões e experiências pessoais em relação às histórias discutidas. Além disso, é crucial fazer conexões com suas próprias vidas, convidando-os a pensar sobre a mensagem que os textos transmitem.
3.3. Atividades práticas
Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>
Atividade 1: Criando um personagem
Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um personagem para uma história, levando em consideração suas características físicas, psicológicas e o papel que este personagem terá na narrativa. Para isso, eles receberão uma folha de papel e canetas coloridas para ilustrar seu personagem.
Atividade 2: Escrevendo uma pequena narrativa
Após a criação do personagem, cada grupo deve escrever uma pequena narrativa que inclua seu personagem, utilizando as técnicas de escrita discutidas. Os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas histórias com a turma, promovendo a expressão oral e incentivando o feedback construtivo entre os colegas.
Essas atividades têm como objetivo aplicar os conceitos teóricos de forma prática, desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, além de fortalecer o trabalho coletivo.
- Retorno
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>
Após as atividades, o professor deve revisar o que foi aprendido, pedindo aos alunos para comentarem brevemente sobre o processo de criação de seus personagens e narrativas. Perguntas como: "O que mais gostou na sua narrativa?" ou "O que você aprendeu sobre a construção de personagens?" podem ajudar a conectar as atividades práticas com a teoria apresentada.
4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>
Em seguida, o professor pode solicitar que os alunos escrevam uma ou duas frases sobre o que aprenderam e o que gostariam de explorar mais sobre narrativas. Esse feedback permitirá avaliar a eficácia da aula e identificar os tópicos que precisam de mais atenção nas próximas aulas.
- Tarefa de casa
Estimativa de tempo: <5 minutos>
Para a tarefa de casa, o professor pode sugerir que os alunos escolham um livro e escrevam um pequeno resumo da narrativa, ressaltando os principais personagens e a mensagem da história. O objetivo da tarefa é reforçar a prática da leitura e escrita em casa.
- Conclusão
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
Para concluir a aula, o professor deve resumir os principais pontos discutidos sobre a narrativa e a importância de seus elementos. Ele deve destacar como a leitura e a escrita são fundamentais para o aprendizado e como esses tópicos estão interligados com seu cotidiano.
O professor pode incentivar os alunos a continuar explorando novas histórias e personagens, e sugerir uma lista de livros indicados que podem ser lidos em casa. Isso pode incluir histórias clássicas e contemporâneas que estimulem a curiosidade e o interesse pela leitura.
Por fim, o professor deve reforçar a importância de contar histórias como forma de comunicação e compartilhamento de experiências, enfatizando que todos têm a capacidade de criar narrativas únicas que refletem suas realidades e imaginários. Ele deve lembrar aos alunos que, assim como os personagens que criaram, eles também têm uma história incrível para contar.