-
Objetivos
-
Objetivos principais:
- Despertar o interesse das crianças pelos alimentos saudáveis e pela culinária, utilizando a história da Dona Maricota como ponto de partida.
- Fomentar o desenvolvimento de habilidades motoras e criativas através de atividades práticas relacionadas ao manejo de frutas e verduras.
- Incentivar hábitos alimentares saudáveis e a importância da alimentação equilibrada para a saúde.
-
Objetivos secundários:
- Promover o trabalho em grupo, incentivando as crianças a colaborarem durante a preparação das receitas.
- Desenvolver habilidades de comunicação ao compartilhar experiências culinárias e opiniões sobre alimentos.
- Explorar e valorizar a diversidade de alimentos e a cultura alimentar.
-
Objetivos principais:
-
Introdução
- Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos
- Iniciar a aula lendo a história “A Cesta da Dona Maricota”, fazendo pausas para discutir com as crianças suas primeiras impressões sobre os personagens e os alimentos mencionados.
- Contextualizar a importância dos alimentos apresentados na história, explicando como cada um deles traz benefícios para a saúde.
- Utilizar recursos visuais, como imagens de frutas e verduras, para engajar os alunos e despertar seu interesse na culinária saudável.
-
Desenvolvimento
-
Revisão dos conhecimentos anteriores
- Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos
- Revisar com os alunos o que é uma alimentação saudável e quais alimentos podem ser considerados saudáveis.
- Realizar uma conversa informal sobre os alimentos favoritos de cada um, explorando seus benefícios.
-
Apresentação da teoria
- Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos
- Explicar brevemente sobre nutrição e a importância de consumir frutas, verduras e outros alimentos saudáveis.
- Discutir como Dona Maricota utiliza esses alimentos para criar pratos deliciosos e nutritivos.
- Permitir que os alunos compartilhem suas experiências pessoais com os alimentos da história.
-
Atividades práticas
- Estimativa de tempo: <20 - 25 minutos
- Atividade 1: Montando a Cesta da Dona Maricota
- Material necessário: frutas de plástico ou de verdade, cestas, aventais para as crianças e cartões com os nomes dos alimentos.
- Crianças trabalharão em grupos para montar cestas com frutas e verduras, aprendendo sobre os benefícios de cada alimento ao apresentá-los para a turma.
- Atividade 2: Cozinhando com Dona Maricota
- Material: receitas simples com frutas e verduras, utensílios seguros para crianças.
- Os alunos irão ajudar a preparar uma receita saudável em sala de aula, por exemplo, uma salada de frutas, desenvolvendo práticas de higiene e segurança enquanto cozinham.
-
Revisão dos conhecimentos anteriores
-
Retorno
-
Verificação do aprendizado
- Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos
- Realizar uma roda de conversa para que as crianças compartilhem o que aprenderam sobre os alimentos e a importância da alimentação saudável.
- Fazer perguntas como: “Qual fruta você gostaria de experimentar agora?” ou “Por que devemos comer mais verduras?”.
-
Feedback dos alunos
- Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos
- Pedir que as crianças desenhem sua fruta ou verdura favorita e expliquem por que a escolheram, proporcionando ao professor uma visão do que mais impactou os alunos durante a aula.
-
Verificação do aprendizado
-
Tarefa de casa
- Estimativa de tempo: <5 minutos
- Pedir que as crianças ajudem os pais a escolher ingredientes saudáveis na próxima refeição e façam um desenho do que escolheram.
- Incentivar que tragam para a próxima aula algo que aprenderam ou experimentaram sobre comida saudável.
-
Conclusão
- Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos
- Encerrar a aula revisando os principais pontos sobre alimentação saudável e a história da Dona Maricota.
- Reforçar a ideia de que os alimentos que escolhemos têm um impacto em nossa saúde e bem-estar.
- Informar as crianças sobre a importância de continuarem explorando novos alimentos e se tornarem pequenos chefs em casa, relacionando a diversão da culinária com escolhas saudáveis.