Plano de aula: A cesta da Dona Maricota – educação infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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  • Objetivos

    • Objetivos principais:

      • Despertar o interesse das crianças pelos alimentos saudáveis e pela culinária, utilizando a história da Dona Maricota como ponto de partida.
      • Fomentar o desenvolvimento de habilidades motoras e criativas através de atividades práticas relacionadas ao manejo de frutas e verduras.
      • Incentivar hábitos alimentares saudáveis e a importância da alimentação equilibrada para a saúde.

    • Objetivos secundários:

      • Promover o trabalho em grupo, incentivando as crianças a colaborarem durante a preparação das receitas.
      • Desenvolver habilidades de comunicação ao compartilhar experiências culinárias e opiniões sobre alimentos.
      • Explorar e valorizar a diversidade de alimentos e a cultura alimentar.

  • Introdução

    • Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos
    • Iniciar a aula lendo a história “A Cesta da Dona Maricota”, fazendo pausas para discutir com as crianças suas primeiras impressões sobre os personagens e os alimentos mencionados.
    • Contextualizar a importância dos alimentos apresentados na história, explicando como cada um deles traz benefícios para a saúde.
    • Utilizar recursos visuais, como imagens de frutas e verduras, para engajar os alunos e despertar seu interesse na culinária saudável.

  • Desenvolvimento

    • Revisão dos conhecimentos anteriores

      • Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos
      • Revisar com os alunos o que é uma alimentação saudável e quais alimentos podem ser considerados saudáveis.
      • Realizar uma conversa informal sobre os alimentos favoritos de cada um, explorando seus benefícios.

    • Apresentação da teoria

      • Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos
      • Explicar brevemente sobre nutrição e a importância de consumir frutas, verduras e outros alimentos saudáveis.
      • Discutir como Dona Maricota utiliza esses alimentos para criar pratos deliciosos e nutritivos.
      • Permitir que os alunos compartilhem suas experiências pessoais com os alimentos da história.

    • Atividades práticas

      • Estimativa de tempo: <20 - 25 minutos
      • Atividade 1: Montando a Cesta da Dona Maricota

        • Material necessário: frutas de plástico ou de verdade, cestas, aventais para as crianças e cartões com os nomes dos alimentos.
        • Crianças trabalharão em grupos para montar cestas com frutas e verduras, aprendendo sobre os benefícios de cada alimento ao apresentá-los para a turma.

      • Atividade 2: Cozinhando com Dona Maricota

        • Material: receitas simples com frutas e verduras, utensílios seguros para crianças.
        • Os alunos irão ajudar a preparar uma receita saudável em sala de aula, por exemplo, uma salada de frutas, desenvolvendo práticas de higiene e segurança enquanto cozinham.

  • Retorno

    • Verificação do aprendizado

      • Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos
      • Realizar uma roda de conversa para que as crianças compartilhem o que aprenderam sobre os alimentos e a importância da alimentação saudável.
      • Fazer perguntas como: “Qual fruta você gostaria de experimentar agora?” ou “Por que devemos comer mais verduras?”.

    • Feedback dos alunos

      • Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos
      • Pedir que as crianças desenhem sua fruta ou verdura favorita e expliquem por que a escolheram, proporcionando ao professor uma visão do que mais impactou os alunos durante a aula.

  • Tarefa de casa

    • Estimativa de tempo: <5 minutos
    • Pedir que as crianças ajudem os pais a escolher ingredientes saudáveis na próxima refeição e façam um desenho do que escolheram.
    • Incentivar que tragam para a próxima aula algo que aprenderam ou experimentaram sobre comida saudável.

  • Conclusão

    • Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos
    • Encerrar a aula revisando os principais pontos sobre alimentação saudável e a história da Dona Maricota.
    • Reforçar a ideia de que os alimentos que escolhemos têm um impacto em nossa saúde e bem-estar.
    • Informar as crianças sobre a importância de continuarem explorando novos alimentos e se tornarem pequenos chefs em casa, relacionando a diversão da culinária com escolhas saudáveis.

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