Plano de aula: Páscoa – educação infantil – BNCC

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Proporcionar uma compreensão lúdica do significado da Páscoa, explorando seus símbolos e tradições.
  • Estabelecer conexões entre a Páscoa e valores como solidariedade, união e respeito.
  • Fomentar o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais nas crianças, incentivando a cooperação e o compartilhamento.

1.2. Objetivos secundários:

  • Despertar a criatividade na confecção de ovos de Páscoa, utilizando materiais recicláveis.
  • Promover a expressão artística através de atividades que envolvam desenhos e pintura relacionados ao tema da Páscoa.
  • Incentivar a exploração sensorial com degustação de diferentes tipos de chocolates e outros alimentos típicos da Páscoa.

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve abordar o tema da Páscoa, perguntando às crianças o que elas já sabem sobre essa data. O objetivo aqui é ativar o conhecimento prévio dos alunos. O professor pode mencionar ícones da Páscoa, como o coelho e os ovos, e solicitar que as crianças compartilhem suas experiências e tradições familiares.

Em seguida, é importante explicar que a Páscoa é um momento de celebração e reflexão, ligado a conceitos de renascimento e esperança. O professor pode contar uma história relacionada, como a lenda do ovo de Páscoa, para contextualizar ainda mais o tema e despertar o interesse dos alunos.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor começa a aula revisando os conteúdos sobre festivais e celebrações que foram discutidos anteriormente, como o Natal e o Dia das Mães. Essa revisão será feita de forma lúdica, através de um quiz ou jogo de perguntas e respostas.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor deve apresentar os símbolos da Páscoa, como o coelho, os ovos, a cenouras e chocolates, explicando suas significâncias e como estão ligados à ideia de renovação e celebração. O uso de imagens e vídeos curtos pode auxiliar na compreensão.

Além disso, é essencial destacar os valores associados à Páscoa, como a solidariedade e a união familiar. O professor pode contar como diferentes culturas celebram a Páscoa, reforçando a diversidade.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Confecção de Ovos de Páscoa

Nesta atividade, os alunos utilizarão materiais recicláveis, como papel, caixas e tintas, para criar seus próprios ovos de Páscoa. O professor pode orientá-los sobre diferentes técnicas de pintura e colagem.

Atividade 2: Contação de História e Degustação

Os alunos se reunirão em roda para ouvir uma história sobre a Páscoa. Após a contação, haverá uma degustação de chocolates, onde as crianças poderão expressar suas preferências e compartilhar. Essa atividade promove a apreciação sensorial.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades práticas, o professor deve revisar com as crianças o que aprenderam sobre a Páscoa. Perguntas como: “Qual foi o símbolo da Páscoa que você mais gostou?” ou “Por que a solidariedade é importante neste momento?” ajudarão a fixar o conteúdo.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor pode pedir que cada aluno desenhe o que mais gostou na aula e compartilhe com os colegas, permitindo que a interação continue e avaliando se os objetivos foram alcançados.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

Como tarefa de casa, o professor pode sugerir que os alunos ajudem a preparar uma receita relacionada à Páscoa com seus familiares, podendo ser um bolo ou até mesmo um chocolate caseiro. Eles devem desenhar o que fizeram e trazer para a próxima aula.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para concluir, o professor deve resgatar os principais pontos discutidos sobre a Páscoa e como ela simboliza renascimento e amor. Deve-se reforçar a ideia de união e compartilhar momentos significativos com a família e amigos. O professor pode sugerir que todos reflitam sobre maneiras pelas quais podem praticar a solidariedade durante a Páscoa.

Além disso, pode indicar histórias ou livros sobre a Páscoa que os alunos podem explorar em casa. Por fim, o professor deve enfatizar que a Páscoa é mais do que festas e chocolates; trata-se de celebrar a vida e espalhar amor.

Avalie esse post

Deixe um comentário

Pedir material no Grupo