Plano de Aula: Vogais Educação Infantil BNCC

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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Plano de Aula: Vogais na Educação Infantil – BNCC

1. Objetivos
– Proporcionar o reconhecimento e identificação das vogais como elementos fundamentais da língua portuguesa. (Habilidade 1)
– Desenvolver a consciência fonológica dos alunos, percebendo a importância das vogais na formação das palavras. (Habilidade 2)
– Estimular a pronúncia correta das vogais e a sua associação com objetos e animais do cotidiano. (Habilidade 3)

2. Introdução
– Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a importância das vogais na formação das palavras.
– Mostrar figuras de objetos e animais que iniciam com as vogais A, E, I, O, U.
– Cantar músicas ou recitar poemas que contenham palavras com as vogais trabalhadas.

3. Desenvolvimento
Revisão dos conhecimentos anteriores (10 minutos): Recapitular as vogais aprendidas anteriormente.
Apresentação das vogais (15 minutos): Apresentar e explorar cada vogal separadamente, mostrando sua forma escrita, pronúncia e associando com objetos e animais.
Atividades práticas (25 minutos): Realizar jogos interativos, como caça-palavras, bingo das vogais, memória com figuras das vogais, entre outros.

4. Retorno
Verificação do aprendizado (10 minutos): Realizar uma atividade lúdica onde os alunos identificam as vogais em palavras e imagens.
Feedback dos alunos (5 minutos): Questionar os alunos sobre o que aprenderam e se ainda possuem dúvidas sobre as vogais trabalhadas.

5. Tarefa de casa (5 minutos)
– Solicitar que os alunos tragam na próxima aula objetos ou figuras que iniciem com as vogais estudadas.

6. Conclusão
– Revisar as vogais estudadas e destacar sua importância na formação das palavras.
– Reforçar a prática da associação das vogais com objetos do cotidiano.
– Destacar a importância da correta pronúncia das vogais na comunicação escrita e oral.

Ao final da aula, os alunos devem ser capazes de identificar, pronunciar e associar as vogais A, E, I, O, U com objetos e animais, desenvolvendo assim sua consciência fonológica e suas habilidades linguísticas.

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