Objetivos
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
Objetivos principais:
- Proporcionar uma experiência sensorial e lúdica aos alunos, estimulando o desenvolvimento da coordenação motora fina.
- Incentivar a colaboração e interação entre os alunos, promovendo o trabalho em equipe.
- Introduzir conceitos básicos de cores, tamanhos e quantidades de forma divertida.
Objetivos secundários:
- Estimular a criatividade e a imaginação das crianças ao criar e personalizar seu próprio “peixe”.
- Promover a identificação e nomeação de cores e tamanhos durante a atividade.
- Desenvolver habilidades de espera e paciência, essenciais para a pescaria.
Introdução
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
Para iniciar a aula, vamos conversar sobre o que é uma pescaria e o que podemos encontrar nessa atividade. Mostraremos imagens de peixes coloridos e explicaremos que cada um tem uma cor e tamanho diferentes.
Em seguida, explicaremos as regras básicas da pescaria que faremos, destacando a importância de respeitar a vez de cada colega e de esperar pacientemente.
Para despertar o interesse dos alunos, mostraremos os materiais que utilizaremos, como varinhas com imãs, peixes coloridos e um “rio” (balde ou caixa com água azul) onde estarão os peixes para pescar.
Desenvolvimento
Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos
Preparação da Pescaria
- Distribuição das varinhas de pescar para cada aluno.
- Apresentação dos peixes coloridos e explicação de que cada cor terá uma pontuação diferente.
- Colocação dos peixes no “rio”.
Atividade Prática
- Os alunos, um a um, pescarão um peixe do rio.
- Após pescar, o aluno deverá identificar a cor e o tamanho do peixe pescado.
- O professor registrará a pontuação de cada aluno conforme a cor do peixe.
Competição Amigável
- Ao final da pescaria, os alunos poderão contar seus pontos e o aluno com maior pontuação receberá um prêmio simbólico.
Retorno
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
Verificação do Aprendizado
- Revisão das cores e tamanhos dos peixes pescados, incentivando os alunos a compartilharem suas experiências.
- Reforço dos conceitos de espera, paciência e cooperação durante a atividade.
Feedback dos Alunos
- Pedir aos alunos que expressem o que mais gostaram na atividade e se tiveram alguma dificuldade.
Tarefa de Casa
Estimativa de tempo: 5 minutos
- Solicitar aos alunos que desenhem um peixe colorido e o nomeiem, trazendo o desenho para a próxima aula.
Conclusão
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
- Recapitulação dos momentos divertidos da pescaria na aula.
- Destaque da importância da paciência, cooperação e identificação de cores e tamanhos na atividade.
- Incentivo aos alunos a continuarem explorando e aprendendo de forma lúdica.