Plano de Aula com Filme

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de aula sobre o Filme “O Menino e o Mundo”

1. Objectives

Time estimate: <10 - 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Desenvolver a capacidade de interpretação e análise de obras audiovisuais, promovendo a ligação entre o filme e os temas de sociologia e cultura.
  • Estimulando a sensibilidade dos alunos em relação a questões sociais, culturais e ambientais apresentadas no filme, fomentando a empatia e a cidadania.
  • Promover discussões sobre a diversidade cultural e os desafios enfrentados por diferentes sociedades, ampliando a visão de mundo dos alunos.

1.2. Secondary objectives:

  • Estimular a criatividade dos alunos na elaboração de projetos que apresentem soluções para os problemas sociais abordados no filme.
  • Fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre alunos, desenvolvendo habilidades de comunicação e argumentação.
  • Proporcionar uma reflexão sobre as desigualdades sociais e a importância da inclusão e do respeito às diferenças.

2. Introduction

Time estimate: <15 - 20 minutos>

O professor inicia a aula questionando os alunos sobre suas experiências com filmes animados e o que eles consideram um bom filme. Após a discussão, o professor apresenta “O Menino e o Mundo” e explica que o filme abordará questões relacionadas a desigualdade social, migração e a relação entre o ser humano e a natureza.

O professor deve contextualizar a importância da obra para a cultura brasileira e destacar a singularidade da animação, que, apesar de ser dirigida a um público mais jovem, traz profundas reflexões para todas as idades.

Para despertar o interesse, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a produção do filme e os desafios enfrentados pela equipe na sua elaboração, além de discutir brevemente seus prêmios e reconhecimento internacional.

3. Development

Time estimate: <50 - 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Time estimate: <10 - 15 minutos>

O professor deve fazer uma revisão envolvendo os conceitos de cultura, sociedade, e questões de desigualdade social, que foram discutidos em aulas anteriores. Um quiz ou uma roda de conversa pode ser utilizado para relembrar esses conceitos.

3.2. Presentation of the theory

Time estimate: <15 - 20 minutos>

Em seguida, o professor apresenta a teoria a ser abordada com o filme, destacando temas como a desigualdade social, a importância da cultura e as diversas realidades enfrentadas em diferentes contextos sociais. É importante que os alunos compreendam aspectos históricos e sociais relacionados ao Brasil, assim como a crítica social presente no filme.

Durante essa apresentação, o professor deve incentivar a participação dos alunos com perguntas e abrir espaço para que todos possam compartilhar suas expectativas sobre o filme.

3.3. Practical activities

Time estimate: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Exibição do filme

Os alunos assistem ao filme “O Menino e o Mundo” na íntegra, uma atividade que deve ser informativa e dinâmica, ao mesmo tempo, promovendo debate e reflexão.

Atividade 2: Discussão em grupos

Após a exibição, os alunos são divididos em grupos e recebem questões que estimulem a reflexão sobre o filme, como: “O que você aprendeu sobre diferentes culturas?”, “Como o filme retrata a desigualdade social?”, “Que soluções você pode pensar para os problemas apresentados?”. Os alunos devem trabalhar juntos para elaborar suas respostas e posteriormente apresentá-las para a turma.

4. Return

Time estimate: <15 - 20 minutos>

4.1. Learning Check

Time estimate: <5 - 10 minutos>

O professor revisa com os alunos o que foi aprendido, incentivando a troca de ideias e experiências sobre o filme. Perguntas como “Qual cena mais marcou você e por quê?” ou “Qual mensagem você leva desse filme?” ajudam a conectar as experiências e a reflexão sobre os temas discutidos.

4.2. Student feedback

Time estimate: <5 - 10 minutos>

Para obter feedback, o professor pede que cada aluno escreva em um papel as respostas para perguntas como: “Qual foi o aspecto cultural que mais te impactou no filme?” e “O que você acredita que poderia ser diferente nas realidades apresentadas?”. Essa atividade permite que o professor entenda o que funcionou bem e o que pode ser melhorado nas próximas aulas.

5. Homework

Time estimate: <5 minutos>

Para reforçar o que foi discutido em sala de aula, o professor pode sugerir que os alunos escrevam uma pequena redação sobre como um aspecto do filme se relaciona com a realidade de suas comunidades, considerando as desigualdades e os desafios sociais. Essa tarefa pode estimular uma reflexão mais profunda e um envolvimento com os temas apresentados.

6. Conclusion

Time estimate: <10 - 15 minutos>

Para concluir a aula, o professor revisa os principais pontos discutidos, focando nos temas de desigualdade social, diversidade cultural e as lições aprendidas com o filme. Ele deve enfatizar como a obra traz à tona questões relevantes e como a arte pode ser um poderoso instrumento de reflexão e crítica social.

O professor pode sugerir outros filmes ou documentários que abordem temas semelhantes para estimular o interesse contínuo dos alunos. É vital sempre realçar a importância da empatia e do respeito às diversidades nas relações sociais e culturais, e como cada aluno pode fazer a diferença ao agir em favor de um mundo mais justo e igualitário.

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