Plano de Aula de Português: 6º ao 9º Ano

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de Aula de Produção Textual

1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>

1.1. Main objectives:

– Desenvolver a habilidade de produção textual dos alunos, permitindo que eles expressem suas ideias de forma clara e coerente.
– Fomentar a criatividade dos alunos na elaboração de narrativas e crônicas, destacando a importância da originalidade e da construção de narrativas envolventes.
– Promover a reflexão crítica sobre a estrutura e os elementos dos gêneros textuais, visando o aprimoramento da escrita e da leitura.

1.2. Secondary objectives:

– Estimular a leitura de diferentes gêneros textuais, ampliando o repertório cultural e literário dos alunos.
– Desenvolver habilidades de revisão e autoavaliação dos textos produzidos, incentivando o aprendizado a partir da crítica construtiva.
– Promover a colaboração entre os alunos em atividades de escrita e compartilhamento, valorizando a troca de ideias e feedback.

2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve resgatar conceitos abordados em aulas anteriores sobre os gêneros textuais, com foco na narrativa e na crônica. O objetivo é garantir que os alunos tenham uma base sólida sobre os elementos essenciais, como enredo, personagens, tempo e espaço.

Em seguida, o professor pode apresentar uma situação-problema: “Como podemos contar uma história que cative o leitor desde o início?”. Essa questão deve abrir espaço para discussões sobre estratégias de início de narrativas e criatividade na escrita.

A relevância do tema pode ser contextualizada pelo professor através de exemplos de obras literárias conhecidas e sua influência no contexto social e cultural. É interessante compartilhar breves trechos de crônicas ou narrativas para despertar o interesse dos alunos.

3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>

O professor deve iniciar a revisão com uma dinâmica em grupo, onde os alunos compartilham seus conhecimentos sobre os elementos da narrativa e da crônica. Essa atividade pode incluir a leitura de pequenos trechos de diferentes textos, identificando seus elementos.

3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Em seguida, o professor apresenta a teoria sobre a estrutura dos gêneros textuais em foco. Esclarecerá os principais elementos da narrativa (como introdução, desenvolvimento e conclusão) e as características da crônica (como a linguagem coloquial e o olhar crítico sobre o cotidiano).

Durante a apresentação, o professor deve estimular a participação ativa dos alunos, fazendo questionamentos e buscando exemplos práticos de suas leituras, conectando a teoria ao cotidiano.

3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Criação de uma história curta
Os alunos serão desafiados a criar uma narrativa curta com um personagem em um dilema moral. Deverão abordar como o personagem reage e qual lição se extrai da situação. Os alunos devem produzir um texto com, no mínimo, 300 palavras.

Atividade 2: Análise de crônicas
Os alunos serão divididos em grupos e receberão diferentes crônicas para ler e discutir. Cada grupo deve destacar os principais elementos da crônica, como a situação narrada, os personagens e a crítica social presente. Após a discussão, cada grupo apresentará suas análises para a turma.

Essas atividades visam integrar o aprendizado teórico com a prática e proporcionar um espaço de reflexão sobre a produção textual.

4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>

4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Após as atividades, o professor revisa os principais pontos abordados. Pode solicitar que os alunos compartilhem suas histórias curtas e suas reflexões sobre as crônicas analisadas. O professor deve fazer perguntas como: “Quais elementos da narrativa foram mais desafiadores?” e “Como a crônica refletiu sobre a sociedade?”

4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>

O professor deve solicitar também um feedback escrito dos alunos. Eles devem responder às questões:

– Qual parte da aula achou mais interessante e por quê?
– O que ainda precisa ser esclarecido sobre produção textual?

Esse feedback ajudará o professor a entender a percepção dos alunos sobre a aula e a planejar ações futuras.

5. Homework
Time estimate: <5 minutos>

O professor deve sugerir que os alunos escrevam uma crônica sobre um evento cotidiano que presenciaram, incentivando-os a utilizar a linguagem coloquial e a crítica social. Essa tarefa deverá ser apresentada na próxima aula.

6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>

Para encerrar a aula, o professor fará um resumo dos principais conceitos discutidos sobre produção textual, narrativas e crônicas. Destacará a importância de saber contar histórias e como elas podem oferecer reflexões sobre a realidade.

O professor deve ressaltar que a escrita e a leitura são habilidades essenciais para a comunicação e compreensão de diferentes contextos sociais e humanos, alinhando-se aos objetivos da BNCC, especialmente nas competências específicas de Língua Portuguesa, que envolvem a prática de leitura e produção de textos.

O professor pode ainda sugerir leituras complementares para aprofundamento sobre produção textual, incluindo antologias de crônicas e contos, e reforçar a ideia de que cada aluno possui a capacidade de escrever histórias impactantes que influenciam a vida e a realidade ao seu redor.

Encerrando, o professor deve motivar os alunos a continuarem explorando suas habilidades de escrita e leitura, reafirmando a importância pessoal e social da produção textual em suas vidas.

Rate this post

Leave a Comment