Plano de aula: Bom dia todas as cores

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de aula: Bom dia todas as cores

1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>

1.1. Main objectives:
– Desenvolver a percepção estética e a apreciação das cores na natureza e na arte, estimulando a sensibilidade dos alunos para a diversidade cromática ao seu redor.
– Promover a compreensão das cores como um elemento essencial na comunicação visual e na expressão de emoções e sensações.
– Fomentar a experimentação e a criação artística, utilizando diversas técnicas e materiais que envolvam cores, para estimular a expressão individual e coletiva.

1.2. Secondary objectives:
– Estimular a curiosidade dos alunos sobre as teorias das cores e como elas afetam nosso cotidiano e ambientes.
– Promover a valorização da diversidade cultural através do uso de cores em diferentes culturas e tradições artísticas.
– Desenvolver habilidades de trabalho em grupo, incentivando a troca de ideias e experiências para a criação conjunta.
– Capacitar os alunos para reconhecer e nomear as cores, tanto em sua forma pura quanto em suas misturas e nuances.
– Incentivar reflexões sobre o uso consciente das cores em diferentes contextos e mídias.

2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Para dar início à aula, o professor poderá iniciar uma conversa sobre as cores que os alunos mais gostam e por que. É importante usar esse momento para criar um ambiente descontraído e divertido, onde todos se sintam à vontade para expressar opiniões.

Após isso, o professor pode apresentar uma imagem de uma obra de arte famosa, como “A Noite Estrelada” de Van Gogh, e perguntar aos alunos quais emoções e sensações a imagem lhes provoca. A ideia é introduzir a temática das cores e suas significações, destacando como elas podem alterar nossa percepção.

É válido contextualizar a aula com uma breve explicação sobre a importância das cores em diferentes culturas e espaços, incluindo a simbolização de cores em diversas tradições. Para estimular o interesse, o professor pode ainda compartilhar curiosidades, como a forma como certas cores podem até influenciar o comportamento humano, como a cor vermelha frequentemente associada à paixão ou ao perigo.

3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>

O professor pode iniciar revendo conceitos básicos sobre as cores, discutindo a roda de cores, cores primárias, secundárias e terciárias. Essa revisão pode ocorrer de maneira interativa, utilizando cartazes coloridos ou materiais visuais para ajudar os alunos a visualizarem as demonstrações.

3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Na sequência, o professor poderá explicar a teoria das cores, abordando como diferentes cores interagem entre si e quais sensações podem evocar. Pode também tocar em conceitos como cores quentes e frias, saturação e tonalidade. Explanar sobre a psicologia das cores é crucial, uma vez que as cores podem influenciar comportamentos e estados de espírito, e isso pode ajudar os alunos a visualizar a importância da escolha de cores em projetos criativos.

Durante essa apresentação, é importante incentivar a participação dos alunos com perguntas e discussões sobre as cores que eles associam a diferentes sentimentos, contextos ou culturas.

3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Experiência com a mistura de cores
Para esta atividade, os alunos deverão contar com tintas de diferentes cores (guache ou aquarela), pincéis e papel. Eles serão incentivados a misturar as cores para descobrir novas tonalidades e criar uma obra que expresse uma emoção particular. O desafio é que os alunos contem a experiência e a sensação que cada nova cor representou.

Atividade 2: Criação de um mural coletivo
Dividir a turma em grupos, onde cada grupo terá a tarefa de criar uma seção de um mural utilizando recortes de revistas, papéis coloridos, tintas e outros materiais. O mural deverá representar a diversidade das cores e suas significações. Ao final, haverá uma apresentação do mural e uma breve explicação do que cada grupo desejou transmitir por meio das cores.

Essas atividades não apenas proporcionam experimentação prática, mas também ajudam os alunos a reconhecerem a importância das cores na comunicação visual e na arte.

4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>

4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Após as atividades, o professor pode reunir a turma e incentivar a troca de impressões sobre as obras criadas. Algumas perguntas interessantes incluem: “O que você aprendeu sobre a combinação de cores?” e “Como a sua obra reflete suas emoções?”.

4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Em seguida, o professor pode organizar um breve momento de feedback onde os alunos escrevem uma palavra que represente o que sentiram ao trabalhar com as cores. Esse exercício ajudará a captar a essência da experiência e permite ao professor avaliar o entendimento da turma.

5. Homework
Time estimate: <5 minutos>

O professor pode sugerir que os alunos explorem a paleta de cores que mais gostam e tirem fotos de ambientes, objetos ou situações que se destacam pelas cores em suas casas ou na vizinhança. Após essa coleta, os alunos devem entregar um pequeno diário visual junto com suas análises sobre estas escolhas de cor.

6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>

Para encerrar a aula, o professor deve fazer um resumo dos principais pontos discutidos, reforçando a importância das cores em nosso cotidiano e como elas podem ser utilizadas de maneiras distintas para expressar sentimentos, dar vida à arte e comunicar ideias.

O professor pode sugerir que explorem mais sobre multicolorismo em diferentes áreas, como moda, design e publicidade. Destacar que as cores têm também um forte impacto nos valores culturais e que cada um pode expressar sua identidade através delas.

Por fim, é importante ressaltar que cada aluno, com seus gostos e preferências, traz uma contribuição única ao mundo pelas cores. Assim, o professor deve incentivar a classe a explorar continuamente a sua criatividade por meio das cores, lembrando sempre que a arte é uma forma poderosa de expressão.

Rate this post

Leave a Comment

Pedir material no Grupo