Plano de aula: sobre fábulas – 4º ano

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de aula sobre Fábulas – 4º ano

1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>

1.1. Main objectives:
– Compreender o conceito de fábula e suas características principais, como a moral da história e a presença de animais que falam.
– Desenvolver a capacidade crítica dos alunos ao analisar as mensagens e valores transmitidos pelas fábulas.
– Estimular a criatividade e a expressão literária através da criação de fábulas originais pelos alunos.

1.2. Secondary objectives:
– Trabalhar habilidades de leitura e interpretação, favorecendo a compreensão de textos literários.
– Promover o trabalho em equipe ao criar fábulas em grupos, valorizando a colaboração e a troca de ideias.
– Incentivar a reflexão sobre questões morais e éticas presentes nas fábulas, conectando-as ao cotidiano dos alunos.
– Explorar a diversidade cultural através da apresentação de fábulas de diferentes origens e tradições.

2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Para iniciar, o professor pode perguntar aos alunos se já ouviram fábulas e quais são suas preferidas, promovendo um diálogo e relembrando algumas histórias conhecidas, como “A Cigarra e a Formiga” ou “O Lobo e os Sete Cabritinhos”.

Após essa breve conversa, o professor deve apresentar a definição de fábula, destacando suas principais características, como a presença de animais antropomorfizados e o ensinamento moral. É interessante mencionar a importância das fábulas em diferentes culturas, citando algumas fábulas de autores famosos, como Esopo.

Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode contar uma fábula breve e envolvente, incentivando a participação e a interação, perguntando o que os alunos acham que foi o ensinamento da história.

3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>

O professor deve iniciar revisando os conceitos que foram discutidos anteriormente sobre literatura, enfatizando o que caracteriza um conto e outros gêneros literários, fazendo um quiz rápido sobre características de fábulas e contos.

3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Nesta parte, o professor irá aprofundar as características das fábulas, explicando suas origens e finalidades. É importante ressaltar a presença de uma lição moral e como as fábulas refletem comportamentos e atitudes humanas.

O professor pode trazer exemplos de fábulas clássicas e contemporâneas, fazendo análogas a situações do cotidiano ou temas atuais. Os alunos devem ser convidados a discutir as morais e possíveis interpretações.

3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Leitura e análise de fábulas
Os alunos serão divididos em grupos para ler e analisar diferentes fábulas. Cada grupo deverá identificar a moral da história e qual valor ela representa na vida real. Os grupos vão apresentar suas fábulas e discutir as lições aprendidas.

Atividade 2: Criação de fábulas originais
Os alunos, ainda em grupos, irão criar uma fábula original, incluindo um problema, personagens (animais) e uma moral. Os grupos poderão utilizar papel, canetas coloridas, e recursos digitais, caso haja disponibilidade, para ilustrar suas fábulas. Ao final, cada grupo fará uma apresentação para a turma. Essa atividade incentiva a colaboração e a criatividade.

4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>

4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>

O professor deve retornar e revisar o que foi aprendido ao longo da aula, perguntando qual a moral de cada fábula discutida e como as histórias podem se relacionar com a vida prática dos alunos. Uma discussão aberta ajuda a reforçar o aprendizado.

4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Os alunos poderão escrever breves respostas sobre as seguintes perguntas:
– Qual foi a parte da aula que mais gostou e por quê?
– Como você acredita que as fábulas podem nos ajudar no dia a dia?
Essa atividade fornecerá insights sobre a eficácia da aula e clarificações necessárias em momentos futuros.

5. Homework
Time estimate: <5 minutos>

O professor deve sugerir que os alunos escolham e reescrevam uma fábula que conhecem, destacando sua moral ou a adaptem para um contexto moderno. Isso promoverá a prática da escrita e a reflexão sobre os temas discutidos.

6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>

Para finalizar, o professor fará um resumo dos conceitos discutidos, destacando a importância das fábulas como instrumentos de transmissão de valores e ensinamentos nas sociedades. Ele pode conectar as fábulas às lições morais que os alunos podem aplicar em suas vidas cotidianas.

O professor pode sugerir leituras complementares, como coletâneas de fábulas de diferentes culturas e autores. Além disso, reforçará a importância de continuar explorando a literatura, não apenas para entretenimento, mas também para aprendizado e reflexão sobre questões importantes.

Por fim, o professor deve incentivar os alunos a se tornarem contadores de histórias e a utilizarem a imaginação para criar suas próprias fábulas, cultivando assim a prática da escrita e do pensamento crítico.

Rate this post

Leave a Comment