Olá, pessoal! Hoje vamos falar de um assunto muito atual entre as mulheres. Se você já esteve em algum debate, leitura ou palestra sobre feminismo, certamente já ouviu essa palavra: sororidade. Você sabe o que significa ela? Pesquisamos e achamos informações interessantes que queremos compartilhar com vocês.
Sororidade
O que significa?
A palavra sororidade vem do latim soror, que significa irmãs. Então, o conceito de sororidade tem a ver com a ideia de irmandade, parceria, empatia entre as mulheres. A sororidade é uma forma de agir que convida as mulheres a deixarem de lado o sentimento de competitividade e unir forças para se beneficiarem mutuamente.
Por que é importante?
A sororidade é um conceito elaborado a partir da análise de que a rivalidade feminina é estimulada pela sociedade. Ou seja, as mulheres são estimuladas a não confiarem entre si, mas a confiarem e procurarem apoio nos homens. Essa rivalidade, claro, enfraquece as mulheres como grupo. Portanto, seria necessário formar uma união. Sacou?
E essa é a importância:
A sororidade busca promover a união, o apoio, o respeito e a solidariedade entre as mulheres. Ela é uma forma de combater o machismo, a violência, a discriminação e a desigualdade que afetam as mulheres na sociedade. O ditado já diz: “A união faz a força”.
Como praticar?
Praticar a sororidade não significa ser amiga de todas as mulheres, nem engolir todo mundo sem se respeitar. É mais sobre reconhecer as diferenças, as singularidades e as condições de cada mulher como mulher.
Significa também não ficar ofendendo, humilhando, invejando ou sabotando as outras mulheres. Pelo contrário, a prática incentiva se colocar no lugar da outra, se identificar com os seus problemas, suas lutas, suas conquistas.
E você, o que acha da sororidade?
Esse foi nosso post de hoje, espero que vocês tenham gostado e que tenham encontrado todas as respostas que buscavam sobre a sororidade. Se você quiser deixar uma opinião, sugestão ou dúvida, fique à vontade! Estamos sempre de olho nos comentários e adoramos saber o que vocês pensam.
Um abraço e até a próxima!
Referências
Sororidade e empoderamento: uma análise do discurso feminista no Facebook (ufscar.br)
Sororidade e não apenas fraternidade – Instituto Humanitas Unisinos – IHU