O que é sororidade? Como praticar?

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Olá, pessoal! Hoje vamos falar de um assunto muito atual entre as mulheres. Se você já esteve em algum debate, leitura ou palestra sobre feminismo, certamente já ouviu essa palavra: sororidade. Você sabe o que significa ela? Pesquisamos e achamos informações interessantes que queremos compartilhar com vocês.

Sororidade

O que significa?

A palavra sororidade vem do latim soror, que significa irmãs. Então, o conceito de sororidade tem a ver com a ideia de irmandade, parceria, empatia entre as mulheres. A sororidade é uma forma de agir que convida as mulheres a deixarem de lado o sentimento de competitividade e unir forças para se beneficiarem mutuamente.

Por que é importante?

A sororidade é um conceito elaborado a partir da análise de que a rivalidade feminina é estimulada pela sociedade. Ou seja, as mulheres são estimuladas a não confiarem entre si, mas a confiarem e procurarem apoio nos homens. Essa rivalidade, claro, enfraquece as mulheres como grupo. Portanto, seria necessário formar uma união. Sacou?

E essa é a importância:

A sororidade busca promover a união, o apoio, o respeito e a solidariedade entre as mulheres. Ela é uma forma de combater o machismo, a violência, a discriminação e a desigualdade que afetam as mulheres na sociedade. O ditado já diz: “A união faz a força”.

Anúncio

Como praticar?

Praticar a sororidade não significa ser amiga de todas as mulheres, nem engolir todo mundo sem se respeitar. É mais sobre reconhecer as diferenças, as singularidades e as condições de cada mulher como mulher.

Significa também não ficar ofendendo, humilhando, invejando ou sabotando as outras mulheres. Pelo contrário, a prática incentiva se colocar no lugar da outra, se identificar com os seus problemas, suas lutas, suas conquistas.

E você, o que acha da sororidade?

Esse foi nosso post de hoje, espero que vocês tenham gostado e que tenham encontrado todas as respostas que buscavam sobre a sororidade. Se você quiser deixar uma opinião, sugestão ou dúvida, fique à vontade! Estamos sempre de olho nos comentários e adoramos saber o que vocês pensam.

Um abraço e até a próxima!

Referências

Palavra da Semana #74: Sororidade, movimento para desconstruir o mito da rivalidade feminina – Jornal da USP

Sororidade e empoderamento: uma análise do discurso feminista no Facebook (ufscar.br)

Sororidade e não apenas fraternidade – Instituto Humanitas Unisinos – IHU

Deixe um comentário