Paraíso Tropical é uma novela que foi ao ar em 2007 e agora está de volta no Vale a Pena Ver de Novo, da Globo. A trama gira em torno da disputa de poder entre Daniel e Olavo na empresa de Antenor Cavalcanti, enquanto o casal principal, formado por Daniel e Paula, enfrenta as armações da gêmea da protagonista, Taís. No entanto, o que realmente chamou a atenção do público na época foram os anti-heróis Olavo e Bebel, que ganharam a torcida dos telespectadores com um romance torto e cheio de química.
Toda essa história se passava com a trilha sonora feita por Gal Costa, que marcou todo o Brasil, cantando a música tema de abertura da novela, intitulada “Sábado em Copacabana”. Em 2007, a cantora gravou a canção a pedido direto de Gilberto Braga, coautor da trama ao lado de Ricardo Linhares. Agora, com a volta da novela, Maria Bethânia relembra com emoção a oportunidade de ter sua voz alcançando milhares de lares, pessoas, corações e sentimentos.
Não é a primeira vez que Maria Bethânia empresta sua voz para uma novela. Em 2022, a cantora interpretou o tema de abertura de Pantanal, outra trama de sucesso que conquistou o público brasileiro. Para ela, cantar em novelas é um caminho muito bonito para a voz de uma cantora, pois permite que sua arte chegue a um público amplo e diverso.
Além da voz marcante de Maria Bethânia, a trilha sonora de Paraíso Tropical contou também com outros clássicos da MPB, como “Ruas de Outono”, interpretada por Gal Costa (1945-2022), “Preciso Dizer que Te Amo”, por Bebel Gilberto, “É com Esse que Eu Vou”, por Elis Regina (1945-1982), “Carvão”, por Ana Carolina, “Olha”, parceria de Chico Buarque e Erasmo Carlos (1941-2022), “Não Enche”, por Caetano Veloso, e “Samba do Avião”, por Milton Nascimento.