Plano de Aula: Formas Geométricas Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

Plano de Aula: Formas Geométricas Educação Infantil

1. Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

1.1. Objetivos principais:

  • Introduzir as formas geométricas básicas para as crianças de forma lúdica e interativa.
  • Estimular o reconhecimento e nomeação das formas geométricas.
  • Promover a diferenciação entre as diferentes formas geométricas, como círculo, triângulo, quadrado e retângulo.

1.2. Objetivos secundários:

  • Desenvolver a coordenação motora fina das crianças ao desenhar e recortar formas geométricas.
  • Incentivar a criatividade das crianças ao utilizarem diferentes materiais para criar as formas.
  • Estimular a socialização e a colaboração entre os alunos durante as atividades em grupo.

2. Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

– Iniciar a aula com uma música ou história que introduza as formas geométricas de maneira divertida.
– Mostrar imagens das formas geométricas básicas e perguntar às crianças se elas reconhecem alguma delas.
– Apresentar materiais como massinha, papel colorido, tesoura e cola para as atividades práticas.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

3.1. Atividades práticas

Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos

Atividade 1: Reconhecimento de formas

  • Distribuir cartões com diferentes formas geométricas para as crianças.
  • Pedir para que as crianças encontrem objetos na sala de aula que correspondam às formas em seus cartões.
  • Incentivar a nomeação das formas e a exploração visual.

Atividade 2: Criação de formas

  • Propor às crianças que usem a massinha para moldar as formas geométricas.
  • Estimular a criatividade ao decorar as formas com glitter, botões coloridos ou pedaços de papel.
  • Destacar as características de cada forma durante a atividade.

3.2. Momento de exploração

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

– Permitir que as crianças explorem livremente os materiais disponíveis para criar suas próprias formas geométricas.
– Estimular a comunicação entre os alunos, compartilhando suas criações e descrevendo as formas criadas.

4. Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

4.1. Roda de conversa

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

– Reunir as crianças em roda para discutir as formas geométricas trabalhadas durante a aula.
– Questionar sobre as características de cada forma, como o número de lados e ângulos.

4.2. Atividade de fixação

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

– Distribuir uma folha com desenhos de formas geométricas para que as crianças identifiquem e pintem cada uma delas.
– Revisar as respostas em conjunto, reforçando o aprendizado das formas.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

– Solicitar que as crianças procurem formas geométricas em casa e tragam exemplos para compartilhar na próxima aula.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

– Recapitular as formas geométricas aprendidas durante a aula.
– Reforçar a importância do reconhecimento das formas no cotidiano das crianças, como identificar placas de trânsito e objetos ao redor.
– Estimular a observação e exploração das formas no ambiente em que vivem.

Avalie esse post

Deixe um comentário