Plano de Aula: Formas Geométricas Educação Infantil
1. Objetivos
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
1.1. Objetivos principais:
- Introduzir as formas geométricas básicas para as crianças de forma lúdica e interativa.
- Estimular o reconhecimento e nomeação das formas geométricas.
- Promover a diferenciação entre as diferentes formas geométricas, como círculo, triângulo, quadrado e retângulo.
1.2. Objetivos secundários:
- Desenvolver a coordenação motora fina das crianças ao desenhar e recortar formas geométricas.
- Incentivar a criatividade das crianças ao utilizarem diferentes materiais para criar as formas.
- Estimular a socialização e a colaboração entre os alunos durante as atividades em grupo.
2. Introdução
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
– Iniciar a aula com uma música ou história que introduza as formas geométricas de maneira divertida.
– Mostrar imagens das formas geométricas básicas e perguntar às crianças se elas reconhecem alguma delas.
– Apresentar materiais como massinha, papel colorido, tesoura e cola para as atividades práticas.
3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos
3.1. Atividades práticas
Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos
Atividade 1: Reconhecimento de formas
- Distribuir cartões com diferentes formas geométricas para as crianças.
- Pedir para que as crianças encontrem objetos na sala de aula que correspondam às formas em seus cartões.
- Incentivar a nomeação das formas e a exploração visual.
Atividade 2: Criação de formas
- Propor às crianças que usem a massinha para moldar as formas geométricas.
- Estimular a criatividade ao decorar as formas com glitter, botões coloridos ou pedaços de papel.
- Destacar as características de cada forma durante a atividade.
3.2. Momento de exploração
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
– Permitir que as crianças explorem livremente os materiais disponíveis para criar suas próprias formas geométricas.
– Estimular a comunicação entre os alunos, compartilhando suas criações e descrevendo as formas criadas.
4. Retorno
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
4.1. Roda de conversa
Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos
– Reunir as crianças em roda para discutir as formas geométricas trabalhadas durante a aula.
– Questionar sobre as características de cada forma, como o número de lados e ângulos.
4.2. Atividade de fixação
Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos
– Distribuir uma folha com desenhos de formas geométricas para que as crianças identifiquem e pintem cada uma delas.
– Revisar as respostas em conjunto, reforçando o aprendizado das formas.
5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: 5 minutos
– Solicitar que as crianças procurem formas geométricas em casa e tragam exemplos para compartilhar na próxima aula.
6. Conclusão
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
– Recapitular as formas geométricas aprendidas durante a aula.
– Reforçar a importância do reconhecimento das formas no cotidiano das crianças, como identificar placas de trânsito e objetos ao redor.
– Estimular a observação e exploração das formas no ambiente em que vivem.