Plano de Aula: Nome Próprio para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Objetivos

Objetivos principais:
– Introduzir o conceito de nome próprio para as crianças, destacando sua importância e significado.
– Identificar e reconhecer o próprio nome e os nomes dos colegas.
– Estimular a coordenação motora fina por meio de atividades de escrita do nome.
– Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças.

Objetivos secundários:
– Desenvolver a autoestima e segurança das crianças ao reconhecerem seus nomes.
– Estimular a criatividade por meio da decoração dos próprios nomes.
– Incentivar a oralidade e a comunicação entre os alunos ao compartilharem informações sobre seus nomes.
– Reforçar a identidade e pertencimento do grupo através do reconhecimento dos nomes uns dos outros.

Introdução

Para iniciar a aula, iremos reunir as crianças em roda e conversar sobre a importância dos nomes próprios. Daremos exemplos de como cada pessoa tem um nome único, que é como uma identidade só sua. Após essa conversa introdutória, apresentaremos cartões com os nomes das crianças e incentivaremos cada uma a reconhecer o seu nome.

Desenvolvimento

  1. Revisão dos conhecimentos anteriores (10 – 15 minutos)
    • Relembraremos as crianças sobre a importância de saber escrever e reconhecer seu próprio nome.
  2. Apresentação da teoria (15 – 20 minutos)
    • Explicaremos o que é um nome próprio, como cada pessoa tem um nome único e especial, e como é importante para nos identificarmos.
  3. Atividades práticas (20 – 25 minutos)
    • Atividade 1: Cada criança terá um papel em branco com seu nome para que possa decorá-lo e colori-lo da forma que desejar.
    • Atividade 2: As crianças praticarão a escrita de seus nomes em folhas pautadas, com o auxílio dos professores para garantir a correta escrita.

Retorno

  1. Verificação do aprendizado (5 – 10 minutos)
    • Faremos uma rodada em que cada criança mostrará o papel com seu nome decorado e o lerá em voz alta, para que todos possam ver e ouvir.
  2. Feedback dos alunos (5 – 10 minutos)
    • Questionaremos as crianças sobre como se sentiram ao decorar e escrever seus nomes, incentivando a expressão de suas experiências.

Tarefa de casa

Para a tarefa de casa, pediremos às crianças que mostrem o papel com seu nome decorado para suas famílias, explicando o significado e a importância do seu nome próprio.

Conclusão

Na conclusão da aula, reforçaremos a ideia de que cada nome é único e especial, e que saber reconhecer e escrever seu próprio nome é um grande passo para o aprendizado e autodescoberta. Destacaremos a importância da identidade e do respeito pelos nomes das outras pessoas, promovendo a valorização da individualidade e diversidade de cada criança. Ao final, incentivaremos a prática do respeito mútuo e da valorização das diferenças, construindo um ambiente de respeito e acolhimento entre todos os alunos.

Material de Apoio

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