Plano de Aula: O Monstro das Cores com Livro ou Vídeo

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

O livro “O Monstro das Cores”, escrito e ilustrado por Anna Llenas, narra a história de um monstro que se encontra confuso em relação às suas emoções. Incapaz de compreender seus sentimentos, o monstro recebe auxílio de uma amiga menina para identificar e nomear cada uma das emoções que experimenta.

Essa obra é uma valiosa ferramenta para auxiliar crianças a reconhecer e lidar com suas próprias emoções. Ela ensina que é perfeitamente normal sentir diferentes estados emocionais e que cada um deles possui uma cor específica. O “Monstro das Cores” personifica essas emoções, contribuindo para que as crianças possam nomeá-las e compreendê-las melhor.

Abaixo, veremos uma sugestão de plano de aula que utiliza o livro ou vídeo.

Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Objetivos principais:

– Proporcionar uma compreensão clara e abrangente do livro “O Monstro das Cores” e da importância do controle emocional.
– Desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e gerenciar suas próprias emoções.
– Incentivar a reflexão sobre a importância de expressar sentimentos e dialogar sobre eles.
– Na ausência do livro, você pode utilizar o vídeo O monstro das cores – Varal de Histórias (youtube.com).

Objetivos secundários:

– Estimular a empatia e a compreensão das emoções alheias.
– Promover a criatividade e a expressão artística na representação das emoções.
– Integrar a literatura infantil como ferramenta de educação emocional.

Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

– Apresentação do livro “O Monstro das Cores” e sua temática principal.
– Explicação sobre a importância do reconhecimento e gestão das emoções.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

– Recapitulação das emoções básicas e sua representação. Revisite situações com as crianças onde elas se sentiram com raiva, felizes, com medo, etc.
– Discussão sobre a importância de identificar e nomear as emoções. A partir desse momento, você já pode introduzir a importância do livro para o tema, ou seja, como o Monstro das Cores pode ajudar elas a identificar suas emoções.

Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

– Leitura compartilhada do livro “O Monstro das Cores” ou assistir ao vídeo.
– Análise das cores associadas a cada emoção e discussão sobre o porquê de cada uma. Ex: “De que cor é a raiva? Por que você acha que ela é dessa cor?” “De que cor é a felicidade?”.

Atividades práticas

Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos

Atividade 1: Expressando emoções
– Os alunos serão incentivados a pintar ou desenhar uma situação que os faça sentir cada uma das emoções.

Atividade 2: Roda de conversa
– Os alunos serão divididos em grupos para dialogar sobre como lidam com suas emoções e situações que os fazem sentir cada uma delas.

Atividade 3: Emoções para imprimir

– Dê uma lista de situações para os grupos de alunos e peça para eles escolherem entre um dos monstrinhos para representar o que eles sentem com ea.

Fonte: Pinterest

Atividade 4: Emociômetro

– Utilizando folhas de papel A4 coladas ou cartolina monte um “emociômetro” como o abaixo, que vai conter todos os monstrinhos e vai dar a chance das crianças colarem pequenas etiquetas com seu nome para mostrar como estão se sentindo no dia.

Fonte: Pinterest

Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

– Discussão em grupo sobre as descobertas e reflexões feitas durante as atividades práticas.

Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

– Os alunos serão convidados a compartilhar o que mais gostaram na aula e o que aprenderam de novo.

Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

– Como tarefa de casa, os alunos serão incentivados a conversar sobre emoções com seus familiares e relatar como foi essa experiência.

Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

– Revisão das principais emoções abordadas e da importância de reconhecê-las.
– Reforço da importância do diálogo e da expressão emocional para o bem-estar individual e coletivo.
– Sugestão de leitura complementar sobre inteligência emocional na infância.

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