Plano de Aula: Adaptado para Alunos com Deficiência Intelectual Como Fazer

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio
  1. Objetivos

    1.1. Objetivos principais:

  • Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de sustentabilidade e meio ambiente, bem como a relação intrínseca entre eles.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e sistêmico nos alunos.
  • Incutir nos alunos a importância da tomada de decisões éticas e responsáveis em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade.

    1.2. Objetivos secundários:

  • Estimular a criatividade e inovação dos alunos no desenvolvimento de soluções para desafios ambientais e de sustentabilidade.
  • Promover a colaboração entre os alunos, valorizando a diversidade de perspectivas e incentivando o trabalho em equipe.
  • Fomentar habilidades de comunicação eficientes nos alunos, capacitando-os para expressar ideias sobre sustentabilidade e meio ambiente de maneira clara.
  • Incentivar os alunos a avaliar o impacto das políticas e práticas ambientais, utilizando métodos de pesquisa adequados.
  • Cultivar a capacidade dos alunos para se envolverem em ações e advocacia, promovendo a sustentabilidade no nível local, nacional e global.
  1. Introdução

    Para introduzir a aula, será feita uma revisão dos conceitos de sustentabilidade e meio ambiente abordados em aulas anteriores. Em seguida, serão apresentadas duas situações-problema para estimular o pensamento dos alunos sobre as ações humanas e seus impactos no meio ambiente. Serão destacados exemplos reais que demonstram a importância da sustentabilidade para um futuro próspero. Curiosidades e histórias relacionadas ao tema também serão compartilhadas para despertar o interesse dos alunos.

  2. Desenvolvimento

    3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

    Será feita uma revisão dos conceitos-chave abordados em aulas anteriores, como ecologia, conservação, poluição, entre outros.

    3.2. Apresentação da teoria

    Será explicada a relação entre sustentabilidade e meio ambiente, abordando os pilares econômico, social e ambiental. Os alunos serão incentivados a participar ativamente da discussão e serão feitas conexões com exemplos práticos.

    3.3. Atividades práticas

– Atividade 1: Jogo de simulação de impacto ambiental. Os alunos tomarão decisões sobre o uso de recursos naturais em um ecossistema.
– Atividade 2: Projeto de soluções sustentáveis. Os alunos trabalharão em grupos para desenvolver soluções para problemas ambientais específicos.

4. Retorno

4.1. Verificação do aprendizado

Os alunos compartilharão suas experiências e lições aprendidas nas atividades práticas, relacionando com os conceitos teóricos apresentados.

4.2. Feedback dos alunos

Os alunos fornecerão feedback sobre a aula, destacando o conceito mais importante aprendido e possíveis dúvidas.

5. Tarefa de casa

Serão sugeridos exercícios sobre o tema da aula para que os alunos façam em casa, reforçando o aprendizado e permitindo a aplicação independente dos conceitos.

6. Conclusão

Será feito um resumo dos principais pontos discutidos na aula, enfatizando a importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente para um futuro próspero e sustentável. Serão destacadas as ações que os alunos podem tomar em suas vidas diárias para promover a sustentabilidade. Recursos adicionais para estudo posterior serão sugeridos.

Avalie esse post

Deixe um comentário