Plano de Aula: Circuito Motor para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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1. Objetivos
– Proporcionar uma experiência prática e lúdica para desenvolver a coordenação motora das crianças.
– Estimular a concentração e o foco das crianças durante a realização das atividades.
– Incentivar a interação e colaboração entre as crianças, promovendo o trabalho em equipe.
– Desenvolver habilidades motoras básicas, como equilíbrio, coordenação, agilidade e força.

2. Introdução
– Iniciar a aula com uma breve explicação sobre a importância do desenvolvimento motor na infância e como as atividades físicas podem contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças.
– Apresentar o circuito motor como uma forma divertida de estimular a prática de atividades físicas e o desenvolvimento das habilidades motoras.
– Demonstrar os diferentes elementos do circuito motor e explicar as regras básicas para a realização das atividades.

3. Desenvolvimento
3.1. Apresentação do circuito motor
– Dividir as crianças em pequenos grupos e apresentar o circuito motor, explicando cada atividade e sua finalidade.
– Demonstrar as atividades para que as crianças compreendam como realizá-las corretamente.
3.2. Realização das atividades
– Orientar os grupos a percorrerem o circuito motor, realizando cada atividade de forma sequencial.
– Estimular a competição saudável entre os grupos, incentivando a cooperação e o companheirismo.
– Observar e corrigir a postura e execução das atividades, oferecendo auxílio e orientação quando necessário.

4. Retorno
4.1. Verificação do aprendizado
– Após a realização das atividades, reunir as crianças para uma breve conversa sobre o que aprenderam durante o circuito motor.
– Questionar as crianças sobre como se sentiram ao realizar as atividades e quais foram os desafios encontrados.
4.2. Feedback das crianças
– Permitir que as crianças compartilhem suas experiências e sugiram atividades para próximas aulas.
– Valorizar o esforço e a participação de cada criança, reforçando a importância da prática de atividades físicas para o desenvolvimento saudável.

5. Tarefa de casa
– Sugerir aos pais que incentivem as crianças a praticarem atividades físicas em casa, seja por meio de brincadeiras ao ar livre, danças ou jogos que estimulem o movimento.

6. Conclusão
– Finalizar a aula enfatizando a importância da prática regular de atividades físicas para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças.
– Encorajar as crianças a continuarem se movimentando e explorando novas formas de brincar e se exercitar.
– Reforçar a ideia de que a atividade física pode ser divertida e benéfica para a saúde e bem-estar das crianças.

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