1. Objetivos
– Proporcionar uma compreensão clara e abrangente das regras de convivência na Educação Infantil, de acordo com a BNCC.
– Desenvolver habilidades sociais, emocionais e cognitivas nas crianças, promovendo um ambiente escolar harmonioso e acolhedor.
– Incentivar o respeito mútuo, a empatia e a cooperação entre os alunos, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.
2. Introdução
– O professor iniciará a aula relembrando a importância de respeitar as regras de convivência na escola e explicando que essas regras ajudam a manter a ordem, o respeito e a segurança de todos.
– Serão apresentadas situações do cotidiano escolar que evidenciam a importância de seguir as regras, como respeitar a vez de falar, usar o material escolar corretamente e tratar os colegas com gentileza.
– Serão destacados os benefícios de uma convivência harmoniosa, como o bom relacionamento com os colegas, a promoção do bem-estar de todos e a construção de um ambiente acolhedor.
3. Desenvolvimento
3.1. Regras de convivência na Educação Infantil
– O professor revisitará as principais regras de convivência na Educação Infantil, tais como: respeitar os colegas, escutar o professor, pedir permissão para sair da sala, entre outras.
– Serão exploradas as consequências positivas de seguir essas regras e os impactos negativos de desrespeitá-las, incentivando a reflexão das crianças sobre suas próprias atitudes.
3.2. Atividade prática
– Será proposta uma atividade lúdica, como uma dramatização ou jogo de tabuleiro, em que as crianças poderão praticar as regras de convivência de forma divertida e interativa.
– Os alunos serão incentivados a discutir em grupo situações imaginárias em que as regras são infringidas e a encontrar soluções adequadas para cada caso.
4. Retorno
4.1. Verificação do aprendizado
– O professor fará perguntas aos alunos para verificar se compreenderam as regras de convivência apresentadas e se conseguem aplicá-las em situações cotidianas.
– Será realizada uma discussão em grupo para compartilhar as experiências durante a atividade prática e as aprendizagens obtidas.
4.2. Feedback dos alunos
– Os alunos serão convidados a expressar o que mais gostaram na aula, se possuem dúvidas ou sugestões para futuras atividades sobre o tema.
– O professor abrirá espaço para que as crianças compartilhem suas percepções e sentimentos em relação às regras de convivência na escola.
5. Tarefa de casa
– Os alunos serão orientados a observar e refletir sobre as regras de convivência em casa e a desenvolver uma pequena lista de boas práticas que gostariam de compartilhar com a turma na próxima aula.
6. Conclusão
– O professor reforçará a importância de respeitar as regras de convivência não apenas na escola, mas em todos os ambientes, promovendo o respeito, a harmonia e a colaboração mútua.
– Será ressaltado que as boas atitudes de hoje contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis no futuro, que saberão conviver de maneira saudável e empática com a sociedade.