Plano de Aula sobre Cores para Alunos com Autismo

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Objetivos

1. Proporcionar aos alunos com autismo uma compreensão das diferentes cores e como elas podem ser identificadas e nomeadas. (Habilidade 1)

2. Desenvolver a capacidade dos alunos de relacionar as cores com objetos do dia a dia, favorecendo a sua percepção visual e cognitiva. (Habilidade 2)

3. Estimular a expressão verbal dos alunos, incentivando-os a descrever e identificar cores de maneira adequada. (Habilidade 3)

4. Promover a interação social entre os alunos, através de atividades em grupo que envolvam o reconhecimento de cores. (Habilidade 6)

Introdução

1. Para iniciar a aula, o professor deve apresentar os objetivos do dia, explicando que irão aprender sobre as cores e como identificá-las.

2. Utilizando materiais visuais, como cartões coloridos ou objetos coloridos, o professor irá mostrar exemplos de diferentes cores e suas respectivas identificações.

3. O professor pode introduzir a aula através de músicas ou vídeos educativos sobre cores, para atrair a atenção dos alunos e estimular o interesse pelo tema.

Desenvolvimento

1. Revisão dos conhecimentos anteriores: O professor irá rever as cores já apresentadas, pedindo aos alunos para apontarem e nomearem as cores.

2. Apresentação da teoria: O professor irá explicar as diferentes cores primárias e secundárias, mostrando como elas podem ser misturadas para formar novas cores.

3. Atividades práticas:
– Atividade 1: Os alunos serão convidados a selecionar objetos de cores específicas em uma caixa sensorial, favorecendo a associação entre a cor e o objeto.
– Atividade 2: Jogo de memória com cartões coloridos, onde os alunos terão que encontrar pares de cores iguais.

Retorno

1. Verificação do aprendizado: Os alunos serão incentivados a apontar e nomear cores em objetos ao redor da sala de aula, para verificar a compreensão do conteúdo.

2. Feedback dos alunos: Os alunos serão encorajados a compartilhar suas experiências e quais cores eles acharam mais fáceis ou difíceis de identificar.

Tarefa de casa

1. Os alunos serão incentivados a fazer uma lista de objetos coloridos que encontrarem em casa e, se possível, nomear cada cor corretamente.

Conclusão

1. O professor irá recapitular as principais cores aprendidas durante a aula, reforçando a importância de identificá-las corretamente.

2. Será ressaltado aos alunos que o reconhecimento de cores pode auxiliar na organização e compreensão do mundo ao seu redor, e que é uma habilidade útil no dia a dia.

3. Por fim, o professor irá incentivar os alunos a praticar a identificação de cores no seu cotidiano, para reforçar o aprendizado e facilitar a sua aplicação em diferentes situações.

Avalie esse post

Deixe um comentário