1. Objetivos
- Proporcionar às crianças o conhecimento e a compreensão do próprio corpo, dos gestos e movimentos que podem realizar.
- Desenvolver a consciência corporal nas crianças, permitindo que explorem e experimentem diferentes formas de se movimentar.
- Estimular a criatividade e expressão das crianças através dos gestos e movimentos corporais.
2. Introdução
- Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre o corpo humano, explorando as diferentes partes do corpo e para que servem.
- Realizar atividades para que as crianças movimentem-se livremente, dançando e imitando animais, por exemplo, para que percebam as possibilidades de movimento do corpo.
3. Desenvolvimento
3.1. Atividades de exploração corporal
- Brincar de estátua, onde as crianças devem congelar sua pose quando a música parar, explorando diferentes gestos e poses.
- Encenar histórias ou situações do cotidiano utilizando gestos e movimentos, incentivando a expressão corporal.
3.2. Atividades de coordenação motora
- Realizar circuitos com obstáculos simples, como túneis de tecido e arcos, para que as crianças superem desafios motores.
- Brincar de “simon says”, onde as crianças devem imitar os movimentos realizados pelo professor.
4. Retorno
4.1. Discussão em grupo
- Promover uma reflexão sobre as atividades realizadas, perguntando às crianças o que mais gostaram de fazer e o que aprenderam sobre o corpo e os movimentos.
4.2. Feedback das crianças
- Pedir para que as crianças mostrem algum gesto ou movimento que aprenderam na aula para os colegas.
5. Tarefa de casa
- Propor às crianças que desenhem ou pintem seus próprios corpos em movimento, explorando diferentes gestos e poses.
6. Conclusão
- Recapitular os aprendizados da aula, reforçando a importância de conhecer e explorar o próprio corpo.
- Destacar a importância dos gestos e movimentos na comunicação e expressão, incentivando as crianças a se expressarem de forma criativa.