Plano de Aula: Higiene Pessoal para o 2o Ano Conforme BNCC

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Objetivos principais:

  • Sensibilizar os alunos sobre a importância da higiene pessoal para a saúde e bem-estar (Habilidade 1)
  • Promover a autonomia e responsabilidade das crianças em relação aos cuidados com o corpo (Habilidade 2)
  • Estimular a consciência sobre os hábitos saudáveis de higiene e sua relevância na prevenção de doenças (Habilidade 3)

Objetivos secundários:

  • Incentivar a cooperação e a solidariedade entre os alunos na manutenção de um ambiente escolar limpo e saudável (Habilidade 4)
  • Desenvolver a comunicação assertiva dos alunos ao expressarem suas dúvidas e experiências relacionadas à higiene pessoal (Habilidade 5)
  • Valorizar a diversidade de práticas de higiene pessoal, respeitando as diferentes culturas e realidades dos estudantes (Habilidade 6)

Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para começar a aula, vamos refletir em grupo sobre a importância da higiene pessoal e os cuidados básicos com o corpo, como lavar as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro. Vamos discutir por que esses hábitos são essenciais para a saúde.

Em seguida, vamos realizar uma atividade em que os alunos terão que identificar as atitudes corretas e incorretas em relação à higiene pessoal, como escovar os dentes regularmente e manter as unhas limpas.

Vamos também apresentar imagens e vídeos educativos que mostram de forma lúdica a importância da higiene pessoal na prevenção de doenças.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências e práticas de higiene pessoal, incentivando a troca de informações e a valorização das diferentes vivências.

Vamos revisar as orientações básicas de higiene pessoal, como lavar as mãos corretamente, escovar os dentes após as refeições e tomar banho diariamente.

Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Serão apresentados os conceitos fundamentais de higiene pessoal, explicando de forma simples e didática a importância de cada cuidado, como cortar as unhas regularmente e limpar o nariz corretamente.

Vamos abordar os benefícios da higiene pessoal para a saúde, como a prevenção de doenças e infecções.

Atividades práticas

Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos

Atividade 1: Jogo da Memória da Higiene Os alunos participarão de um jogo da memória com cartas contendo imagens de práticas de higiene pessoal, como tomar banho e escovar os dentes. O objetivo é associar cada imagem a sua descrição correta.

Atividade 2: Montagem do Cartaz da Higiene Os alunos serão divididos em grupos e deverão montar um cartaz com dicas de higiene pessoal, utilizando materiais coloridos e criativos. Cada grupo apresentará seu cartaz para a turma, explicando a importância de cada recomendação.

Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

Vamos realizar uma revisão das principais orientações de higiene pessoal aprendidas durante a aula, como lavar as mãos antes das refeições e após usar o banheiro.

Os alunos serão questionados sobre a importância desses cuidados para a saúde e o bem-estar de cada um.

Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

Os alunos terão a oportunidade de expressar suas opiniões e dúvidas sobre o tema da aula, compartilhando suas impressões e experiências pessoais em relação à higiene pessoal.

Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

Como tarefa de casa, será proposta a criação de um diário de higiene pessoal, no qual os alunos deverão registrar diariamente suas práticas de cuidados com o corpo, como escovar os dentes e tomar banho.

Os alunos serão incentivados a compartilhar essas informações com seus familiares, promovendo a conscientização sobre a importância da higiene pessoal.

Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para concluir a aula, os alunos serão convidados a compartilhar suas reflexões finais sobre a importância da higiene pessoal para a saúde e o bem-estar.

Serão reforçadas as orientações básicas de higiene pessoal, destacando a relevância de manter esses hábitos ao longo da vida.

Os alunos serão incentivados a serem multiplicadores dessas práticas saudáveis, promovendo a conscientização sobre a importância da higiene pessoal em suas comunidades.

Avalie esse post

Deixe um comentário