Plano de Aula: A Joaninha que Perdeu as Pintinhas

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

# Plano de aula: A Joaninha que Perdeu as Pintinhas

## Objetivos
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

### Objetivos principais:
– Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de biodiversidade e conservação.
– Desenvolver habilidades de observação e identificação de diferentes espécies de insetos.
– Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação da natureza e do cuidado com os animais.

### Objetivos secundários:
– Estimular a criatividade dos alunos na criação de histórias e personagens.
– Incentivar a produção de materiais artísticos relacionados à temática.
– Promover a expressão oral e a comunicação entre os alunos.

## Introdução
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para iniciar a aula, vou apresentar a história “A Joaninha que Perdeu as Pintinhas” para os alunos. Em seguida, iremos discutir sobre a importância das joaninhas e de outros insetos para o equilíbrio do meio ambiente.

## Desenvolvimento
Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

### Atividades práticas:

#### Atividade 1: Observação de joaninhas
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma lupa e uma folha de observação. Eles deverão observar uma joaninha de verdade, identificar suas características e desenhar o que estão vendo.

#### Atividade 2: Criação de uma nova história
Após a observação das joaninhas, os alunos serão desafiados a criar uma nova história com um personagem principal relacionado à natureza. Eles deverão desenvolver a narrativa, os diálogos e os desafios enfrentados pelo personagem.

## Retorno
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

### Verificação do aprendizado:
Vou pedir para cada grupo apresentar sua observação da joaninha e compartilhar a história criada. Os demais colegas poderão fazer perguntas e comentários.

### Feedback dos alunos:
Ao final da apresentação, os alunos serão convidados a fornecer feedback sobre as atividades realizadas, apontando o que mais gostaram e o que acharam desafiador.

## Tarefa de casa
Estimativa de tempo: 5 minutos

Como tarefa de casa, os alunos deverão criar um desenho ou pintura relacionado à história criada em sala de aula, usando lápis de cor, tintas ou materiais de sua preferência.

## Conclusão
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para concluir a aula, farei um resumo das atividades realizadas e destacarei a importância da preservação da biodiversidade e do cuidado com os insetos, como as joaninhas. Vou incentivar os alunos a compartilharem suas produções artísticas na próxima aula.

Avalie esse post

Deixe um comentário