# Plano de aula: A Joaninha que Perdeu as Pintinhas
## Objetivos
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
### Objetivos principais:
– Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de biodiversidade e conservação.
– Desenvolver habilidades de observação e identificação de diferentes espécies de insetos.
– Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação da natureza e do cuidado com os animais.
### Objetivos secundários:
– Estimular a criatividade dos alunos na criação de histórias e personagens.
– Incentivar a produção de materiais artísticos relacionados à temática.
– Promover a expressão oral e a comunicação entre os alunos.
## Introdução
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
Para iniciar a aula, vou apresentar a história “A Joaninha que Perdeu as Pintinhas” para os alunos. Em seguida, iremos discutir sobre a importância das joaninhas e de outros insetos para o equilíbrio do meio ambiente.
## Desenvolvimento
Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos
### Atividades práticas:
#### Atividade 1: Observação de joaninhas
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma lupa e uma folha de observação. Eles deverão observar uma joaninha de verdade, identificar suas características e desenhar o que estão vendo.
#### Atividade 2: Criação de uma nova história
Após a observação das joaninhas, os alunos serão desafiados a criar uma nova história com um personagem principal relacionado à natureza. Eles deverão desenvolver a narrativa, os diálogos e os desafios enfrentados pelo personagem.
## Retorno
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
### Verificação do aprendizado:
Vou pedir para cada grupo apresentar sua observação da joaninha e compartilhar a história criada. Os demais colegas poderão fazer perguntas e comentários.
### Feedback dos alunos:
Ao final da apresentação, os alunos serão convidados a fornecer feedback sobre as atividades realizadas, apontando o que mais gostaram e o que acharam desafiador.
## Tarefa de casa
Estimativa de tempo: 5 minutos
Como tarefa de casa, os alunos deverão criar um desenho ou pintura relacionado à história criada em sala de aula, usando lápis de cor, tintas ou materiais de sua preferência.
## Conclusão
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
Para concluir a aula, farei um resumo das atividades realizadas e destacarei a importância da preservação da biodiversidade e do cuidado com os insetos, como as joaninhas. Vou incentivar os alunos a compartilharem suas produções artísticas na próxima aula.