Plano de Aula: Corpo Humano para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Objetivos

Estimativa de tempo: 10 a 15 minutos

Objetivos principais:

  • Proporcionar uma compreensão clara e abrangente do corpo humano, suas partes e funções, de forma adequada para crianças em fase pré-escolar.
  • Desenvolver a curiosidade e interesse das crianças em relação ao seu próprio corpo, estimulando a autoconsciência e autocuidado.
  • Promover atividades lúdicas e interativas que permitam às crianças explorarem e aprenderem de forma divertida sobre o corpo humano.

Objetivos secundários:

  • Estimular a criatividade e expressão das crianças através de atividades artísticas relacionadas ao corpo humano.
  • Incentivar a cooperação e interação entre as crianças, promovendo o trabalho em equipe e a socialização.
  • Fomentar a comunicação e expressão oral das crianças, incentivando a verbalização de suas descobertas e emoções.
  • Reforçar a importância dos hábitos saudáveis e higiene pessoal para a manutenção da saúde do corpo.

Introdução

Estimativa de tempo: 15 a 20 minutos

Na introdução da aula, será apresentado de forma lúdica e didática o tema do corpo humano para as crianças. Serão utilizados recursos visuais, como ilustrações e música, para despertar o interesse dos alunos. Será destacado que cada parte do corpo tem uma função específica e que é importante conhecer e cuidar de cada uma delas. Também será estimulado o reconhecimento das partes do corpo em si mesmos e nos colegas, de forma respeitosa e inclusiva.

Serão realizadas atividades interativas para identificação das partes do corpo, como danças, jogos de rimas e músicas que abordem as partes do corpo de forma divertida.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 a 60 minutos

Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: 10 a 15 minutos

Será feita uma breve revisão das partes principais do corpo humano, incentivando as crianças a lembrarem o que foi apresentado na introdução da aula.

Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: 15 a 20 minutos

Será apresentado um material visual (como um livro ilustrado) contendo informações detalhadas sobre as diferentes partes do corpo humano, suas funções e a importância de cuidar de cada uma delas. Serão utilizadas linguagem simples e acessível para garantir a compreensão das crianças.

Serão realizadas dinâmicas que explorem as sensações e movimentos das diferentes partes do corpo, como caminhar de olhos vendados, identificar objetos pelo tato, entre outras atividades sensoriais.

Atividades práticas

Estimativa de tempo: 20 a 25 minutos

  • Atividade 1: Pintura do corpo humano As crianças serão convidadas a desenhar e pintar um grande papel em formato de corpo humano, identificando e colorindo as diferentes partes.
  • Atividade 2: Jogo das partes do corpo Será realizado um jogo de associação, onde as crianças deverão ligar o nome da parte do corpo à sua respectiva ilustração, promovendo o reconhecimento e memorização das partes.

Retorno

Estimativa de tempo: 15 a 20 minutos

Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: 5 a 10 minutos

Será realizada uma revisão dos conteúdos abordados durante a aula, através de perguntas e respostas sobre as partes do corpo humano. As crianças poderão compartilhar suas descobertas e o que mais gostaram de aprender.

Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: 5 a 10 minutos

Será solicitado que as crianças expressem o que mais gostaram na aula, se tiveram alguma dúvida ou se gostariam de aprender mais sobre algum aspecto do corpo humano. O feedback será utilizado para planejar futuras aulas sobre o tema.

Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

Como tarefa de casa, as crianças serão encorajadas a desenhar em casa o que aprenderam sobre o corpo humano, utilizando cores e criatividade. Os desenhos poderão ser compartilhados na próxima aula para incentivar a expressão artística e a fixação do conteúdo.

Conclusão

Estimativa de tempo: 10 a 15 minutos

Na conclusão da aula, será feito um resumo dos temas abordados, reforçando a importância de conhecer e cuidar do próprio corpo. Serão realizadas atividades finais de relaxamento e autoconsciência, como respiração profunda e alongamentos suaves. Será destacado que o corpo humano é único e merece ser cuidado e respeitado em todas as suas partes. As crianças serão incentivadas a praticar hábitos saudáveis e de higiene pessoal para manter o corpo forte e saudável.

Avalie esse post

Deixe um comentário