Plano de Aula: O Gato Xadrez de Acordo com a BNCC

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

# Plano de Aula: O Gato Xadrez de Acordo com a BNCC

## Objetivos

### Objetivos principais:
– Proporcionar uma compreensão clara e abrangente do livro “O Gato Xadrez” e sua relação com temas como amizade, diferenças e aceitação. (Habilidade 1)
– Desenvolver habilidades de interpretação de texto e análise crítica nos alunos, estimulando a reflexão sobre valores e atitudes positivas. (Habilidades 2, 3)
– Incentivar a empatia e o respeito às diferenças, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo. (Habilidade 5)

### Objetivos secundários:
– Estimular a imaginação e criatividade dos alunos, incentivando a produção de trabalhos artísticos relacionados ao livro. (Habilidade 4)
– Promover a expressão oral e escrita dos alunos, possibilitando a comunicação de suas ideias e sentimentos de forma clara e coerente. (Habilidade 7)
– Integrar a literatura infantil a temas transversais, como diversidade, respeito e solidariedade. (Habilidade 8)

## Introdução

Para iniciar a aula, será feita uma roda de conversa para relembrar os momentos marcantes do livro “O Gato Xadrez”, ressaltando os personagens, o enredo e as mensagens transmitidas pela história. Serão feitas perguntas aos alunos para estimular a memória e a participação de todos, instigando a curiosidade sobre o tema abordado.

Em seguida, será realizada uma atividade de brainstorming, onde os alunos poderão compartilhar suas opiniões sobre temas como amizade e respeito às diferenças, relacionando com situações do dia a dia. A ideia é criar um ambiente acolhedor e receptivo para a discussão desses assuntos.

## Desenvolvimento

### Revisão dos conhecimentos anteriores

Para revisar o conteúdo do livro, será feita uma leitura compartilhada de trechos selecionados, seguida de perguntas sobre os personagens, os conflitos e as lições aprendidas. Os alunos terão a oportunidade de expressar suas interpretações e insights sobre a história.

### Atividades práticas

1. **Dramatização:** Os alunos serão divididos em grupos para recriar cenas do livro através de dramatizações. Cada grupo terá a liberdade de adaptar a história, destacando valores como amizade e aceitação.

2. **Produção de Texto:** Os alunos serão desafiados a escrever um final alternativo para a história, focando em soluções positivas para os conflitos apresentados. Eles poderão explorar sua criatividade e habilidades de escrita.

## Retorno

### Verificação do aprendizado

Será realizada uma discussão em grupo sobre as dramatizações e os textos produzidos, permitindo aos alunos compartilharem suas criações e ideias. O foco estará nas mensagens transmitidas e nas diferentes formas de abordar os temas centrais do livro.

### Feedback dos alunos

Os alunos serão convidados a expressar suas percepções sobre as atividades realizadas, apontando pontos positivos e possíveis melhorias. O feedback será importante para avaliar o engajamento dos alunos e a eficácia das estratégias utilizadas.

## Tarefa de casa

Como tarefa de casa, os alunos serão convidados a pesquisar sobre a importância da amizade e do respeito às diferenças na construção de relações saudáveis. Eles poderão elaborar um texto, desenho ou carta compartilhando suas reflexões com a turma.

## Conclusão

Na parte final da aula, será feita uma reflexão coletiva sobre os valores trabalhados no livro e nas atividades práticas, destacando a importância da amizade, da empatia e da aceitação. Os alunos serão encorajados a perceber e valorizar as diferenças como algo enriquecedor em suas vidas.

Por fim, o professor reforçará a importância de cultivar atitudes positivas e de construir relacionamentos saudáveis, inspirando os alunos a aplicarem esses valores no convívio escolar e na sociedade como um todo. A aula terminará com uma mensagem de incentivo à valorização da diversidade e ao respeito mútuo entre os colegas.

Avalie esse post

Deixe um comentário