Plano de Aula: para Educação Física sobre Jogos e Brincadeiras

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

1. Objetivos

1.1. Objetivos principais:

  • Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de jogos e brincadeiras, destacando sua importância para o desenvolvimento físico e social dos alunos.
  • Desenvolver habilidades motoras, cognitivas e sociais por meio da prática de jogos e brincadeiras.
  • Estimular o trabalho em equipe, a cooperação e a comunicação entre os alunos durante as atividades.
  • Promover a diversão, o prazer e o bem-estar dos alunos através da prática de atividades lúdicas.

1.2. Objetivos secundários:

  • Incentivar a criatividade e a inovação na criação de novos jogos e brincadeiras.
  • Valorizar a diversidade de habilidades e interesses dos alunos durante as atividades.
  • Reforçar a importância da prática regular de atividades físicas para a saúde e qualidade de vida.
  • Incentivar a autonomia e a tomada de decisões dos alunos durante as brincadeiras.

2. Introdução

Para iniciar a aula, faremos uma breve revisão sobre a importância das atividades físicas para a saúde e bem-estar dos alunos. Em seguida, apresentaremos a proposta de realizar uma aula prática focada em jogos e brincadeiras, ressaltando a diversão e socialização proporcionadas por essas atividades.

3. Desenvolvimento

3.1. Atividades de aquecimento

Para iniciar, realizaremos atividades de aquecimento, como corrida leve, pulos e alongamentos, para preparar o corpo dos alunos para as brincadeiras que virão.

3.2. Apresentação dos jogos e brincadeiras

Apresentaremos uma variedade de jogos e brincadeiras tradicionais e modernos, como queimada, pique bandeira, cabo de guerra, entre outros. Os alunos serão divididos em grupos e terão a oportunidade de escolher qual jogo desejam participar.

3.3. Desenvolvimento das atividades

Durante as brincadeiras, os alunos terão a oportunidade de vivenciar a cooperação, o trabalho em equipe, a competitividade saudável e a diversão proporcionada pelos jogos. O professor estará atento para orientar e incentivar a participação de todos, garantindo um ambiente seguro e inclusivo.

4. Retorno

4.1. Verificação do aprendizado

Ao final das atividades, faremos uma breve reflexão em grupo sobre as experiências vivenciadas durante os jogos e brincadeiras. Os alunos serão encorajados a compartilhar suas impressões, destacando o que mais gostaram, o que aprenderam e como se sentiram durante as atividades.

4.2. Feedback dos alunos

Os alunos serão convidados a dar feedback sobre a aula, apontando aspectos positivos, sugestões de melhorias e quais jogos ou brincadeiras gostariam de praticar novamente em aulas futuras.

5. Tarefa de casa

Como tarefa de casa, os alunos serão incentivados a criar um novo jogo ou brincadeira, explorando sua criatividade e imaginação. Eles deverão apresentar o jogo na próxima aula, explicando as regras, objetivos e como ele pode contribuir para o desenvolvimento físico e social dos participantes.

6. Conclusão

Para encerrar a aula, enfatizaremos a importância da prática de jogos e brincadeiras como forma de promoção da saúde, socialização e diversão. Os alunos serão encorajados a continuar praticando atividades físicas regularmente e a buscar novas formas de se movimentar e se divertir. A aula terminará com uma mensagem positiva sobre a importância do movimento e da brincadeira na vida de cada um.

Avalie esse post

Deixe um comentário

Pedir material no Grupo