Plano de Aula: Quadrado para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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Plano de aula sobre Quadrado para Educação Infantil

1. Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

1.1. Objetivos principais:

  • Identificar e reconhecer o quadrado como uma forma geométrica.
  • Desenvolver a percepção visual e espacial das crianças.
  • Estimular a coordenação motora fina através de atividades práticas.

1.2. Objetivos secundários:

  • Explorar diferentes materiais e texturas na construção do quadrado.
  • Promover a socialização e cooperação entre as crianças durante as atividades.
  • Estimular a criatividade na elaboração de projetos envolvendo o quadrado.

2. Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para iniciar a aula, o professor irá introduzir o conceito de quadrado através de imagens, objetos e brinquedos que contenham essa forma. Será feita uma roda de conversa para verificar o conhecimento prévio das crianças sobre o quadrado.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

3.1. Atividades práticas

Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos

Atividade 1: Construindo um quadrado com palitos de picolé

Material necessário: palitos de picolé, cola branca, folha de papel.

As crianças serão divididas em grupos e terão que construir um quadrado utilizando os palitos de picolé. O professor irá orientar e auxiliar os alunos durante a atividade, incentivando a observação da forma geométrica.

Atividade 2: Pintura de quadrados coloridos

Material necessário: folhas de papel, tintas coloridas, pincéis.

Cada criança receberá uma folha de papel e deverá pintar quadrados de cores diferentes. O objetivo é explorar a criatividade e a percepção visual das crianças ao criarem diferentes padrões com os quadrados.

4. Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para concluir a aula, o professor irá reunir as crianças em roda e fazer uma revisão das atividades realizadas, destacando a importância do quadrado como forma geométrica e sua presença no nosso dia a dia.

O professor irá incentivar as crianças a observarem o quadrado no ambiente escolar e em casa, estimulando a fixação do conceito. Será ressaltada a importância da coordenação motora fina na realização de atividades futuras.

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