Plano de Aula: O Galinho Gripado para Educação Infantil BNCC

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Objetivos principais:

  • Proporcionar uma compreensão clara e abrangente do conto “O Galinho Gripado” para as crianças, estimulando a imaginação e a criatividade. (Habilidade 1)
  • Promover a empatia e o cuidado com os animais, incentivando atitudes de solidariedade e proteção aos seres vivos. (Habilidade 5)
  • Desenvolver a oralidade e a capacidade de narrar histórias, estimulando a expressão verbal e a comunicação. (Habilidades 7, 8)
  • Estimular a participação ativa das crianças na atividade, promovendo a interação social e o trabalho em equipe. (Habilidade 6)

Objetivos secundários:

  • Explorar valores como solidariedade, amizade e superação presentes na história do Galinho Gripado. (Habilidade 2)
  • Incentivar a criatividade das crianças, convidando-as a criar desenhos, pinturas ou poemas inspirados na narrativa. (Habilidade 4)
  • Estimular a percepção sensorial e a imaginação, através de atividades lúdicas relacionadas ao conto. (Habilidade 3)
  • Promover a reflexão sobre a importância do cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais. (Habilidade 10)

Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para iniciar a aula, o professor irá introduzir o conto “O Galinho Gripado” para as crianças, resumindo a história e destacando os principais acontecimentos. Em seguida, irá propor uma roda de conversa para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre gripe e cuidados com a saúde.

Após a introdução, o professor irá explicar que as crianças irão participar de atividades lúdicas e criativas relacionadas ao conto, com o objetivo de compreender os valores presentes na narrativa e estimular a imaginação.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

O professor irá revisar brevemente os conceitos discutidos na introdução, garantindo que todos os alunos estejam familiarizados com a história do Galinho Gripado e os temas abordados no conto.

Apresentação da narrativa

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

O professor irá ler ou contar a história do Galinho Gripado para as crianças, utilizando recursos como fantoches, ilustrações ou sons para tornar a narrativa mais envolvente e atrativa.

Atividades práticas

Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos

Atividade 1: Dramatização da história – As crianças serão divididas em grupos e convidadas a encenar trechos da história do Galinho Gripado, estimulando a criatividade e a expressão corporal.

Atividade 2: Desenho do Galinho – Cada criança irá desenhar o Galinho Gripado, utilizando lápis de cor ou giz de cera, e poderá criar um cenário para a história.

Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

O professor irá promover uma roda de conversa para que as crianças compartilhem suas experiências durante as atividades práticas, destacando o que mais gostaram na aula e o que aprenderam com a história do Galinho Gripado.

Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

As crianças terão a oportunidade de dar feedback sobre a aula, expressando suas opiniões e sugestões para atividades futuras relacionadas a contos e histórias infantis.

Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

O professor irá sugerir que as crianças conversem com suas famílias sobre a história do Galinho Gripado e compartilhem suas experiências. Além disso, poderão desenhar mais cenas da história ou criar um final alternativo para o conto.

Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para encerrar a aula, o professor irá relembrar os valores e ensinamentos presentes na história do Galinho Gripado, destacando a importância da solidariedade, cuidado com a saúde e empatia com os animais. As crianças poderão compartilhar suas produções artísticas e discutir como os personagens lidaram com os desafios da gripe.

Avalie esse post

Deixe um comentário