Plano de Aula sobre Família Educação Infantil Exemplo Completo de Plano de Aula

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

1. Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

1.1. Objetivos principais:

  • Proporcionar uma compreensão clara e abrangente sobre a importância da família na vida das crianças em idade pré-escolar.
  • Explorar a diversidade de estruturas familiares presentes na sociedade moderna.
  • Promover a valorização da relação familiar e a importância do apoio familiar no desenvolvimento e bem-estar das crianças.

1.2. Objetivos secundários:

  • Estimular a empatia e o respeito pelas diferenças entre as famílias.
  • Incentivar a expressão de sentimentos e experiências relacionadas à família.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e socialização entre os alunos, promovendo a troca de experiências familiares.

2. Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para iniciar a aula, o professor pode promover uma roda de conversa sobre a importância da família, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o tema e como se sentem em relação às suas próprias famílias. O objetivo é criar um ambiente acolhedor e incentivar a participação de todos.

Em seguida, o professor pode apresentar uma história ou um vídeo que aborde a diversidade de famílias, mostrando diferentes estruturas familiares e como todas elas têm um papel importante na vida das crianças. Isso ajudará os alunos a compreenderem que não existe um modelo único de família e que o mais importante é o amor e o apoio mútuo.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

3.1. Atividade em grupo

Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos

Os alunos podem ser divididos em grupos e cada grupo terá que desenhar e representar sua própria família em um papel grande. Eles podem incluir não apenas os membros da família, mas também atividades que gostam de fazer juntos. Após a conclusão, cada grupo pode apresentar sua representação para toda a classe.

3.2. Roda de conversa

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

O professor pode conduzir uma roda de conversa onde os alunos são incentivados a compartilhar uma história sobre sua família, algo que gostem de fazer com seus familiares ou algo especial que tenham aprendido em casa. Isso permite que cada criança se sinta valorizada e ouvida, fortalecendo os laços entre a turma.

3.3. Atividade artística

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Cada aluno terá a oportunidade de fazer um desenho ou uma arte que represente sua família, utilizando materiais como lápis de cor, giz de cera, canetinhas, entre outros. Eles poderão compartilhar seus desenhos com os colegas e explicar o significado de cada elemento representado.

4. Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

4.1. Reflexão em grupo

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Ao final das atividades, o professor pode conduzir uma reflexão em grupo, onde os alunos são convidados a compartilhar o que aprenderam sobre suas próprias famílias e as famílias dos colegas. O objetivo é promover a compreensão, o respeito e a valorização da diversidade familiar.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

O professor pode solicitar feedback dos alunos sobre as atividades realizadas, perguntando o que mais gostaram, o que aprenderam de novo e se têm alguma sugestão para as próximas aulas sobre o tema da família.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

Como tarefa de casa, os alunos podem ser incentivados a entrevistar um membro de sua família sobre uma tradição familiar, uma história especial ou um momento importante que queiram compartilhar com a turma na próxima aula.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para encerrar a aula, o professor pode reforçar a importância da família na vida das crianças, destacando que o amor, o apoio e a relação familiar são fundamentais para o desenvolvimento saudável e feliz dos pequenos. O professor também pode ressaltar que cada família é única e especial, e que devemos valorizar e respeitar essa diversidade. Ao final, os alunos podem compartilhar o que mais gostaram na aula e o que aprenderam de novo sobre suas famílias e as famílias dos colegas.

Avalie esse post

Deixe um comentário