Plano de Aula sobre Instrumentos Musicais para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

# Plano de Aula sobre Instrumentos Musicais para Educação Infantil

## Objetivos
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

### Objetivos principais:

– Introduzir os conceitos básicos de diferentes instrumentos musicais para as crianças, despertando seu interesse e curiosidade pela música. (Habilidade 1)

– Desenvolver a percepção auditiva e sensorial, através da exploração de sons produzidos por instrumentos musicais variados. (Habilidade 2)

– Estimular a coordenação motora e o senso rítmico das crianças, por meio de atividades práticas e lúdicas com instrumentos musicais. (Habilidade 3)

– Promover a interação e a socialização entre as crianças, através da música e do trabalho em grupo com os instrumentos. (Habilidade 5)

### Objetivos secundários:

– Incentivar a criatividade e expressão artística das crianças, através da experimentação e improvisação com os instrumentos musicais. (Habilidade 4)

– Valorizar a diversidade cultural presente na música, explorando diferentes ritmos, melodias e instrumentos de diversas culturas. (Habilidade 6)

– Estimular o desenvolvimento da linguagem e comunicação, por meio da expressão musical e da interpretação de diferentes sonoridades. (Habilidade 7)

– Criar um ambiente de aprendizagem lúdico e acolhedor, onde as crianças se sintam motivadas e engajadas na exploração dos instrumentos musicais. (Habilidade 8)

## Introdução
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para iniciar a aula, vou introduzir o tema dos instrumentos musicais de forma lúdica e interativa. Vou começar com uma brincadeira de adivinhação, reproduzindo sons de diferentes instrumentos e incentivando as crianças a tentarem adivinhar de qual instrumento se trata. Em seguida, vou apresentar alguns instrumentos musicais de forma visual, mostrando imagens e falando um pouco sobre cada um deles.

Para contextualizar a importância dos instrumentos musicais, vou contar uma história ou cantar uma canção acompanhada de algum instrumento simples, como chocalho ou pandeiro, para envolver as crianças no mundo musical desde o início da aula.

## Desenvolvimento
Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

### Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Vou revisar os sons e imagens dos instrumentos musicais apresentados na introdução, para garantir que as crianças assimilem as informações e se sintam confortáveis com os nomes e características dos instrumentos.

### Apresentação prática dos instrumentos
Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos

Em seguida, vou disponibilizar vários instrumentos musicais para as crianças experimentarem. Vou proporcionar um momento de livre exploração, onde cada criança poderá tocar, ouvir e observar diferentes instrumentos, como tambor, flauta, violão, teclado, entre outros.

Durante essa atividade prática, vou auxiliar as crianças na experimentação dos instrumentos, incentivando a escuta atenta dos sons produzidos e guiando a exploração de diferentes ritmos e melodias.

### Atividade em grupo com os instrumentos
Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos

Para promover a interação e socialização, vou propor uma atividade em grupo onde as crianças poderão tocar juntas alguns instrumentos simples, criando ritmos e melodias de forma coletiva. Vou estimular a colaboração e a escuta ativa entre as crianças, para que possam experimentar a sensação de fazer música em conjunto.

## Retorno
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

### Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

Após as atividades práticas, vou reunir as crianças para uma conversa sobre o que aprenderam ao experimentar os diferentes instrumentos musicais. Vou encorajá-las a compartilhar suas descobertas, preferências e experiências, e fazer perguntas para verificar o entendimento dos conceitos básicos apresentados.

### Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

Em seguida, vou pedir um feedback às crianças, para que expressem o que mais gostaram na aula, o que acharam mais desafiador e se têm alguma sugestão para atividades futuras relacionadas aos instrumentos musicais. Vou incentivar a participação de todos, valorizando as diferentes opiniões e impressões.

## Tarefa de casa
Estimativa de tempo: 5 minutos

Para a tarefa de casa, vou sugerir que as crianças criem um instrumento musical simples em casa, utilizando materiais recicláveis ou objetos do dia a dia. Elas podem trazer o instrumento criado na próxima aula e compartilhar com os colegas, explicando como o construíram e que sons ele produz.

## Conclusão
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para concluir a aula, vou destacar a importância da música e dos instrumentos musicais na vida das pessoas, reforçando como a música pode nos alegrar, emocionar e conectar uns com os outros. Vou incentivar as crianças a continuarem explorando sons e ritmos, seja com instrumentos musicais tradicionais ou inventados por elas mesmas.

Por fim, vou agradecer a participação e o entusiasmo das crianças durante a aula, lembrando-as de que a música é uma forma de expressão universal que nos permite comunicar sentimentos e emoções de maneira única e especial. A aula terminará com uma música cantada por todos, acompanhada pelos instrumentos musicais disponíveis, para celebrar a alegria de fazer música juntos.

Avalie esse post

Deixe um comentário