Objetivos
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
Objetivos principais:
- Introduzir e explorar o universo das cantigas de roda, promovendo a cultura popular e o resgate de tradições musicais. (Habilidade 1)
- Estimular a criatividade e expressão artística das crianças através da música e da dança. (Habilidade 2)
- Promover a socialização e o trabalho em equipe, incentivando a cooperação e o respeito mútuo entre os alunos. (Habilidade 3)
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades motoras e coordenação através da prática de movimentos coreografados. (Habilidade 4)
- Estimular a memória e a concentração das crianças ao aprenderem as letras e melodias das cantigas de roda. (Habilidade 5)
- Promover a inclusão e a diversidade cultural, valorizando as diferentes manifestações artísticas presentes na sociedade. (Habilidade 6)
Introdução
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
Para iniciar a aula, o professor pode introduzir o tema das cantigas de roda explicando sua origem e importância na cultura brasileira. Pode também destacar a importância da música e da dança como formas de expressão e diversão, especialmente para as crianças.
É recomendado iniciar a aula cantando uma cantiga de roda conhecida, como “Ciranda, Cirandinha”, para envolver os alunos no clima da atividade e despertar o interesse deles pela música e pela brincadeira.
O professor pode explicar que as cantigas de roda são canções tradicionais que fazem parte do folclore brasileiro, sendo transmitidas de geração em geração. Também pode falar sobre a importância de preservar essas tradições e incentivar os alunos a participarem ativamente da atividade.
Desenvolvimento
Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos
Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
O professor pode revisar com os alunos a cantiga de roda aprendida na aula anterior, incentivando a participação de todos para cantar e relembrar a melodia e os movimentos.
Apresentação das cantigas de roda
Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos
O professor pode apresentar aos alunos diferentes cantigas de roda, explicando as letras, as melodias e os passos de dança característicos de cada uma. Pode também incentivar os alunos a participarem ativamente, cantando e dançando junto com ele.
É importante escolher cantigas de roda simples e conhecidas, para facilitar a aprendizagem e a participação de todas as crianças.
Atividades práticas
Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos
Atividade 1: Roda de cantigas
Nesta atividade, os alunos formarão uma roda e cantarão e dançarão junto com o professor. Serão exploradas diferentes cantigas de roda, alternando entre mais animadas e mais calmas, para proporcionar uma experiência completa e divertida.
Atividade 2: Criação de cantigas
Os alunos serão convidados a criar suas próprias cantigas de roda, utilizando temas que sejam relevantes para eles, como brincadeiras, animais, natureza, entre outros. Eles poderão inventar letras e melodias, estimulando sua criatividade e imaginação.
Retorno
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos
O professor pode revisar com os alunos as cantigas de roda aprendidas na aula, incentivando que cantem juntos e demonstrem os movimentos ensaiados. Pode também fazer perguntas sobre as letras e as melodias, para verificar o aprendizado e a participação de todos.
Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos
O professor pode perguntar aos alunos o que eles mais gostaram na aula, se tiveram alguma dificuldade ou dúvida, e o que aprenderam de novo sobre as cantigas de roda. O feedback dos alunos é importante para avaliar o engajamento e a compreensão da atividade.
Tarefa de casa
Estimativa de tempo: 5 minutos
O professor pode sugerir que os alunos pesquisem e aprendam mais cantigas de roda em casa, para compartilharem com a turma na próxima aula. Também pode incentivar que pratiquem os movimentos e as coreografias, para aprimorarem suas habilidades musicais e de dança.
Conclusão
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
Para concluir a aula, o professor pode fazer uma última roda de cantigas, para celebrar e relembrar os momentos divertidos vivenciados juntos. Pode também destacar a importância da música, da dança e da cultura popular na formação das crianças, incentivando que continuem explorando e se encantando com essas expressões artísticas.
Obrigada essa aula me ajudou bastante para montar meu plano de Aula sobre cantigas de roda.
Ficamos feliz de ajudar, Maria! Qualquer dúvida só nos mandar mensagem!