Plano de Aula: Cantigas de Roda para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Objetivos principais:

  • Introduzir e explorar o universo das cantigas de roda, promovendo a cultura popular e o resgate de tradições musicais. (Habilidade 1)
  • Estimular a criatividade e expressão artística das crianças através da música e da dança. (Habilidade 2)
  • Promover a socialização e o trabalho em equipe, incentivando a cooperação e o respeito mútuo entre os alunos. (Habilidade 3)

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades motoras e coordenação através da prática de movimentos coreografados. (Habilidade 4)
  • Estimular a memória e a concentração das crianças ao aprenderem as letras e melodias das cantigas de roda. (Habilidade 5)
  • Promover a inclusão e a diversidade cultural, valorizando as diferentes manifestações artísticas presentes na sociedade. (Habilidade 6)

Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para iniciar a aula, o professor pode introduzir o tema das cantigas de roda explicando sua origem e importância na cultura brasileira. Pode também destacar a importância da música e da dança como formas de expressão e diversão, especialmente para as crianças.

É recomendado iniciar a aula cantando uma cantiga de roda conhecida, como “Ciranda, Cirandinha”, para envolver os alunos no clima da atividade e despertar o interesse deles pela música e pela brincadeira.

O professor pode explicar que as cantigas de roda são canções tradicionais que fazem parte do folclore brasileiro, sendo transmitidas de geração em geração. Também pode falar sobre a importância de preservar essas tradições e incentivar os alunos a participarem ativamente da atividade.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

O professor pode revisar com os alunos a cantiga de roda aprendida na aula anterior, incentivando a participação de todos para cantar e relembrar a melodia e os movimentos.

Apresentação das cantigas de roda

Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos

O professor pode apresentar aos alunos diferentes cantigas de roda, explicando as letras, as melodias e os passos de dança característicos de cada uma. Pode também incentivar os alunos a participarem ativamente, cantando e dançando junto com ele.

É importante escolher cantigas de roda simples e conhecidas, para facilitar a aprendizagem e a participação de todas as crianças.

Atividades práticas

Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos

Atividade 1: Roda de cantigas
Nesta atividade, os alunos formarão uma roda e cantarão e dançarão junto com o professor. Serão exploradas diferentes cantigas de roda, alternando entre mais animadas e mais calmas, para proporcionar uma experiência completa e divertida.

Atividade 2: Criação de cantigas
Os alunos serão convidados a criar suas próprias cantigas de roda, utilizando temas que sejam relevantes para eles, como brincadeiras, animais, natureza, entre outros. Eles poderão inventar letras e melodias, estimulando sua criatividade e imaginação.

Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

O professor pode revisar com os alunos as cantigas de roda aprendidas na aula, incentivando que cantem juntos e demonstrem os movimentos ensaiados. Pode também fazer perguntas sobre as letras e as melodias, para verificar o aprendizado e a participação de todos.

Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

O professor pode perguntar aos alunos o que eles mais gostaram na aula, se tiveram alguma dificuldade ou dúvida, e o que aprenderam de novo sobre as cantigas de roda. O feedback dos alunos é importante para avaliar o engajamento e a compreensão da atividade.

Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

O professor pode sugerir que os alunos pesquisem e aprendam mais cantigas de roda em casa, para compartilharem com a turma na próxima aula. Também pode incentivar que pratiquem os movimentos e as coreografias, para aprimorarem suas habilidades musicais e de dança.

Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para concluir a aula, o professor pode fazer uma última roda de cantigas, para celebrar e relembrar os momentos divertidos vivenciados juntos. Pode também destacar a importância da música, da dança e da cultura popular na formação das crianças, incentivando que continuem explorando e se encantando com essas expressões artísticas.

Avalie esse post

2 comentários em “Plano de Aula: Cantigas de Roda para Educação Infantil”

Deixe um comentário