Plano de Aula: com Argila para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Objetivos principais:

  1. Introduzir as crianças ao uso da argila como material de criação artística, estimulando a criatividade e a expressão individual.
  2. Desenvolver habilidades motoras finas e coordenação motora ao manipular a argila de diferentes formas.
  3. Promover a percepção tátil e sensorial das crianças, explorando as texturas e possibilidades da argila.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a socialização e a colaboração entre as crianças através de atividades em grupo com a argila.
  2. Estimular a imaginação e a narrativa criativa, permitindo que as crianças criem histórias com as esculturas feitas com argila.
  3. Valorizar o processo criativo e a experimentação, ressaltando a importância do fazer artístico na aprendizagem.

Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Inicie a aula apresentando a argila às crianças, mostrando suas características e explicando que será utilizada para criar diferentes formas. Incentive a curiosidade das crianças, perguntando o que elas imaginam poder fazer com a argila e como se sentem ao tocar nesse material.

Em seguida, proponha uma atividade inicial de exploração da argila, permitindo que as crianças manipulem e experimentem suas texturas. Convide-os a descrever suas sensações ao tocar na argila e o que imaginam poder criar com ela.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

Modelagem individual

Divida as crianças em pequenos grupos e forneça a cada uma uma porção de argila. Encoraje-os a criar formas livres, estimulando a experimentação e a criatividade. Circule entre os grupos, oferecendo apoio e sugestões quando necessário.

Atividade em grupo: Criando uma história com as esculturas

Depois que as crianças tiverem modelado suas esculturas individuais, proponha uma atividade em grupo. Peça para que criem uma história coletiva, utilizando as esculturas como personagens ou elementos da narrativa. Incentive a colaboração e a escuta ativa entre as crianças.

Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Avaliação

Para avaliar a aprendizagem das crianças, peça para que cada grupo compartilhe sua história criada com as esculturas de argila. Observe a criatividade, a colaboração e a capacidade de expressão das crianças durante essa atividade.

Feedback

Ao final da aula, reserve um momento para que as crianças expressem o que mais gostaram na atividade, o que aprenderam e se têm alguma sugestão para futuras aulas com argila. Valorize as contribuições de cada criança e estimule-as a expressar suas opiniões e sentimentos.

Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

Como tarefa de casa, sugira que as crianças criem uma escultura de argila inspirada em um tema de sua escolha. Podem explorar diferentes formas e texturas, estimulando sua criatividade e autonomia. Na próxima aula, poderão compartilhar suas criações com os colegas.

Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para finalizar a aula, reforce a importância da expressão artística e da exploração criativa na aprendizagem das crianças. Destaque como a argila pode ser um material rico para estimular a criatividade e a imaginação, permitindo que as crianças expressem suas ideias de forma única e pessoal.

Avalie esse post

Deixe um comentário