1. Objetivos
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
1.1. Objetivos principais:
- Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de consciência fonológica na educação infantil.
- Desenvolver habilidades de reconhecimento e discriminação de sons na linguagem oral.
- Promover a consciência das unidades sonoras que compõem as palavras.
1.2. Objetivos secundários:
- Estimular a capacidade de segmentação e junção de sons.
- Desenvolver a consciência fonêmica, ou seja, a percepção dos fonemas que formam as palavras.
- Incentivar a capacidade de identificar rimas e aliterações.
2. Introdução
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
Para iniciar a aula, o professor deve relembrar os conceitos básicos de consciência fonológica abordados em aulas anteriores. É importante garantir que os alunos tenham a base necessária para compreender os novos conceitos que serão apresentados.
Em seguida, o professor pode introduzir a importância da consciência fonológica na aquisição da leitura e escrita, exemplificando como o reconhecimento de sons contribui para a compreensão e produção de textos.
3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos
3.1. Atividades práticas
Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos
Atividade 1: Identificação de sons
O professor pode apresentar aos alunos objetos com nomes que possuem sons iniciais iguais ou diferentes. Os alunos deverão identificar se os sons são iguais ou diferentes, desenvolvendo a habilidade de discriminação auditiva.
Atividade 2: Segmentação de palavras
Nesta atividade, os alunos serão desafiados a segmentar as palavras em unidades sonoras, identificando sílabas e fonemas. O professor pode utilizar jogos e brincadeiras para tornar a atividade mais dinâmica e interativa.
4. Retorno
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos
Após as atividades práticas, o professor deve revisar com os alunos o que foi aprendido. Perguntas como “O que é consciência fonológica?” e “Por que é importante reconhecer os sons das palavras?” podem ser feitas para verificar o entendimento dos alunos.
5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: 5 minutos
Finalmente, o professor deve propor uma atividade para casa que reforce os conceitos trabalhados em sala de aula. Pode ser a elaboração de um jogo de sons ou a identificação de rimas em um livro ou poema.
6. Conclusão
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
Para encerrar a aula, o professor deve revisar os principais pontos abordados, destacando a importância da consciência fonológica para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças.