Plano de Aula: Consciência Fonológica na Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

1. Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

1.1. Objetivos principais:

  • Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de consciência fonológica na educação infantil.
  • Desenvolver habilidades de reconhecimento e discriminação de sons na linguagem oral.
  • Promover a consciência das unidades sonoras que compõem as palavras.

1.2. Objetivos secundários:

  • Estimular a capacidade de segmentação e junção de sons.
  • Desenvolver a consciência fonêmica, ou seja, a percepção dos fonemas que formam as palavras.
  • Incentivar a capacidade de identificar rimas e aliterações.

2. Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para iniciar a aula, o professor deve relembrar os conceitos básicos de consciência fonológica abordados em aulas anteriores. É importante garantir que os alunos tenham a base necessária para compreender os novos conceitos que serão apresentados.

Em seguida, o professor pode introduzir a importância da consciência fonológica na aquisição da leitura e escrita, exemplificando como o reconhecimento de sons contribui para a compreensão e produção de textos.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

3.1. Atividades práticas

Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos

Atividade 1: Identificação de sons

O professor pode apresentar aos alunos objetos com nomes que possuem sons iniciais iguais ou diferentes. Os alunos deverão identificar se os sons são iguais ou diferentes, desenvolvendo a habilidade de discriminação auditiva.

Atividade 2: Segmentação de palavras

Nesta atividade, os alunos serão desafiados a segmentar as palavras em unidades sonoras, identificando sílabas e fonemas. O professor pode utilizar jogos e brincadeiras para tornar a atividade mais dinâmica e interativa.

4. Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

Após as atividades práticas, o professor deve revisar com os alunos o que foi aprendido. Perguntas como “O que é consciência fonológica?” e “Por que é importante reconhecer os sons das palavras?” podem ser feitas para verificar o entendimento dos alunos.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

Finalmente, o professor deve propor uma atividade para casa que reforce os conceitos trabalhados em sala de aula. Pode ser a elaboração de um jogo de sons ou a identificação de rimas em um livro ou poema.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para encerrar a aula, o professor deve revisar os principais pontos abordados, destacando a importância da consciência fonológica para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças.

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