Plano de Aula: Letra A para Educação Infantil Conforme BNCC

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

1. Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

1.1. Objetivos principais:

– Proporcionar o aprendizado da letra A de forma lúdica e interativa, utilizando materiais e brincadeiras atrativas.

– Desenvolver a habilidade de identificar, reconhecer e escrever a letra A.

– Estimular a associação do som da letra A com palavras do cotidiano das crianças.

1.2. Objetivos secundários:

– Promover a interação entre os alunos, incentivando a colaboração e o respeito mútuo.

– Estimular a criatividade e a expressão artística, através de atividades de pintura e desenho da letra A.

– Despertar o interesse das crianças pela escrita e leitura, tornando o aprendizado divertido e significativo.

2. Introdução

– Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a importância das letras, destacando a letra A como a nossa letra inicial.

– Apresentar figuras de objetos e animais que começam com a letra A para introduzir o som da letra.

– Cantar uma música sobre a letra A para animar e envolver os alunos.

3. Desenvolvimento

3.1. Reconhecimento da letra A

– Mostrar cartazes grandes com a letra A em diferentes formatos e em palavras do dia a dia.

– Pedir para os alunos identificarem e circularem as letras A nos cartazes.

3.2. Atividades práticas

– Encaminhar os alunos para mesas de atividades individuais para desenhar e pintar a letra A.

– Propor brincadeiras como caça-palavras, onde as crianças devem encontrar e circundar palavras com a letra A.

4. Retorno

4.1. Verificação do aprendizado

– Realizar uma atividade escrita onde os alunos devem copiar e escrever palavras com a letra A.

– Fazer uma revisão oral sobre o som da letra A e exemplos de palavras que começam com ela.

4.2. Feedback dos alunos

– Perguntar aos alunos o que mais gostaram na aula e se tiveram alguma dificuldade com a letra A.

– Ouvir os relatos dos alunos sobre as atividades e o aprendizado da letra A.

5. Tarefa de casa

– Solicitar aos alunos que observem e tragam no dia seguinte para a aula objetos ou figuras que comecem com a letra A.

– Enviar uma folha de atividades para casa com palavras para os alunos escreverem com a letra A.

6. Conclusão

– Rever com os alunos os principais aprendizados da aula, reforçando a importância da letra A.

– Resgatar momentos marcantes da aula e encorajar os alunos a praticar o reconhecimento da letra em seu dia a dia.

7. Material de Apoio

Avalie esse post

Deixe um comentário