Plano de Aula: Sistema Monetário para o 1o Ano

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Objetivos principais:

  1. Proporcionar uma compreensão clara e abrangente do sistema monetário, incluindo o reconhecimento de diferentes moedas e cédulas.
  2. Desenvolver habilidades de reconhecimento e contagem de dinheiro, envolvendo operações simples de adição e subtração.
  3. Compreender a importância do sistema monetário na sociedade e no dia a dia.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a resolução de problemas envolvendo dinheiro, como troco e compras simples.
  2. Promover a colaboração entre os alunos por meio de atividades práticas envolvendo transações financeiras fictícias.
  3. Despertar o interesse dos alunos para a importância da economia e finanças pessoais desde cedo.

Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para iniciar a aula, o professor pode apresentar algumas moedas e cédulas, solicitando aos alunos que identifiquem e nomeiem cada uma delas. Em seguida, o professor pode contar uma história envolvendo uma situação de compra em que seja necessário realizar uma operação simples de adição ou subtração com dinheiro.

O objetivo é contextualizar o sistema monetário de forma lúdica e prática, conectando o aprendizado à vida cotidiana dos alunos.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

O professor deve revisar com os alunos as moedas e cédulas apresentadas anteriormente, garantindo que todos estejam familiarizados com os símbolos e valores monetários.

Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Neste momento, o professor pode explicar o conceito de sistema monetário, destacando a função das moedas e cédulas como meio de troca. Também pode introduzir operações simples de adição e subtração envolvendo dinheiro, como forma de facilitar o entendimento dos alunos.

Atividades práticas

Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos

Atividade 1: Identificação e contagem de dinheiro
Para esta atividade, o professor pode distribuir algumas moedas e cédulas entre os alunos e propor jogos de reconhecimento e contagem de valores, incentivando a prática das operações matemáticas básicas.

Atividade 2: Compras simples
Os alunos podem participar de simulações de compras, onde devem calcular o valor total dos produtos escolhidos e contar o dinheiro necessário para efetuar o pagamento. Essa atividade visa reforçar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

Ao final das atividades, o professor pode propor alguns exercícios rápidos de identificação de moedas e cédulas, bem como de cálculos simples envolvendo operações com dinheiro, para verificar o aprendizado dos alunos.

Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

Os alunos também podem compartilhar suas experiências e desafios enfrentados durante as atividades práticas, contribuindo para um feedback construtivo que pode orientar o planejamento de futuras aulas.

Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

Como tarefa de casa, o professor pode sugerir que os alunos pratiquem identificar moedas e cédulas em suas próprias casas, e também que participem de atividades simples de compra e venda fictícias com a família.

Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para concluir a aula, o professor deve reforçar os conceitos principais aprendidos sobre o sistema monetário, ressaltando a importância de saber lidar com o dinheiro de forma consciente e responsável desde cedo. Os alunos podem compartilhar o que mais gostaram na aula e o que aprenderam de novo.

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