Plano de aula sobre Onde Encontrar Planos de Aula Prontos de Acordo com a BNCC
1. Objetivos
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>
1.1. Objetivos principais:
- Apresentar aos alunos onde encontrar planos de aula prontos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
- Capacitar os alunos a buscar e utilizar materiais pedagógicos alinhados com os objetivos e competências estabelecidos pela BNCC.
- Promover a compreensão da importância da BNCC para a prática pedagógica e para a garantia de uma educação de qualidade.
1.2. Objetivos secundários:
- Estimular a autonomia e a capacidade de pesquisa dos alunos.
- Desenvolver habilidades de análise e seleção de materiais educacionais.
- Promover a reflexão sobre a importância de planejar aulas de acordo com as diretrizes da BNCC.
2. Introdução
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>
Para introduzir o tema, o professor pode iniciar destacando a importância da BNCC para a organização e qualidade do ensino no Brasil. Podem ser mostrados exemplos de como os planos de aula alinhados com a BNCC ajudam os professores a alcançar os objetivos educacionais propostos.
Em seguida, o professor pode apresentar sites e plataformas online que disponibilizam planos de aula prontos de acordo com a BNCC, explicando como os professores podem acessar e utilizar esses recursos em sua prática pedagógica.
Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode mostrar exemplos de planos de aula que exploram temas atuais e relevantes, como diversidade, sustentabilidade, educação financeira, entre outros, e como eles estão alinhados com as competências e habilidades previstas na BNCC.
3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: <50 - 60 minutos>
3.1. Apresentação dos recursos online
O professor pode guiar os alunos em uma busca online por sites e plataformas que oferecem planos de aula alinhados com a BNCC. Podem ser explorados alguns sites educacionais, como o Portal do Professor, Banco Internacional de Objetos Educacionais, Geekie Games, entre outros.
Os alunos podem realizar atividades práticas de busca e seleção de planos de aula de acordo com as áreas do conhecimento e etapas de ensino de seu interesse. O professor pode orientá-los a analisar a pertinência dos materiais encontrados com as competências e habilidades da BNCC.
3.2. Análise e discussão
Os alunos podem compartilhar com a turma os planos de aula que encontraram, destacando os pontos que consideraram mais relevantes e como eles estão alinhados com a BNCC. O professor pode promover uma discussão sobre a importância de utilizar recursos pedagógicos adequados, que favoreçam o desenvolvimento integral dos alunos.
3.3. Aplicação prática
Os alunos podem selecionar um dos planos de aula encontrados e adaptá-lo para uma situação de aprendizagem específica em sala de aula. Eles devem justificar as adaptações realizadas e explicar como as atividades propostas contribuem para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC.
4. Retorno
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>
4.1. Reflexão final
Os alunos podem refletir sobre a importância de utilizar planos de aula alinhados com a BNCC em sua prática pedagógica. Eles devem destacar como esses recursos podem contribuir para o alcance dos objetivos educacionais e para a promoção de uma educação de qualidade e inclusiva.
4.2. Feedback dos alunos
O professor pode solicitar feedback dos alunos sobre a atividade, perguntando sobre as dificuldades encontradas, os aprendizados adquiridos e sugestões para atividades futuras.
5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: <5 minutos>
O professor pode propor como tarefa de casa a busca e seleção de um plano de aula alinhado com a BNCC em uma área específica de interesse dos alunos. Eles devem preparar uma breve análise do plano escolhido, destacando como ele contribui para o desenvolvimento das competências e habilidades propostas pela BNCC.
6. Conclusão
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>
Para concluir a aula, o professor pode reforçar a importância de utilizar planos de aula alinhados com a BNCC e promover uma educação de qualidade. Ele pode destacar como a busca por materiais pedagógicos adequados contribui para a formação integral dos alunos e para a promoção da equidade e inclusão na educação.
Por fim, o professor pode ressaltar que os alunos têm em mãos ferramentas poderosas para aprimorar sua prática pedagógica e garantir um ensino significativo e relevantes para o contexto atual.