Como Montar um Plano de Aula Interdisciplinar Conforme a BNCC

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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1. Objetivos

1.1. Objetivos principais:

Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de interdisciplinaridade e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacando a importância da integração de diferentes áreas do conhecimento. (Habilidade 1)

Desenvolver habilidades de pensamento crítico e criativo nos alunos, para que sejam capazes de estabelecer relações entre os diversos conteúdos e aplicá-los em contextos reais. (Habilidade 2, 3)

Promover a colaboração entre os alunos, valorizando a diversidade de saberes e perspectivas, e estimulando o diálogo e a troca de experiências. (Habilidade 6)

1.2. Objetivos secundários:

Estimular a autonomia e a capacidade de aprendizagem contínua dos alunos, incentivando-os a buscar novos conhecimentos e a se adaptar a diferentes situações de aprendizagem. (Habilidade 4)

Fomentar a empatia e o respeito à diversidade, reconhecendo a pluralidade de saberes e experiências presentes na sociedade. (Habilidade 5)

Promover a reflexão sobre a importância da interdisciplinaridade não apenas na escola, mas também na vida cotidiana e nas relações sociais. (Habilidade 8)

2. Introdução

Para iniciar a aula, o professor deve contextualizar a importância da interdisciplinaridade, explicando como a integração de diferentes áreas do conhecimento pode enriquecer a aprendizagem dos alunos e prepará-los para os desafios do século XXI.

Em seguida, o professor pode apresentar exemplos de situações cotidianas que envolvam a aplicação de conhecimentos de várias disciplinas, como a utilização da matemática na análise de dados científicos ou a história na compreensão de questões sociais atuais.

Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode propor uma atividade inicial que estimule a reflexão sobre a importância da interdisciplinaridade, como a elaboração de uma lista de problemas da sociedade que requerem a integração de diferentes áreas do conhecimento para serem solucionados.

3. Desenvolvimento

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

O professor deve revisar com os alunos os conceitos de interdisciplinaridade e BNCC abordados em aulas anteriores, reforçando a importância da integração de diferentes saberes para a formação integral dos estudantes.

3.2. Apresentação da teoria

Em seguida, o professor deve apresentar a teoria sobre interdisciplinaridade, destacando os princípios da BNCC que orientam a integração de conteúdos e competências de diversas áreas do conhecimento.

O professor também deve abordar as vantagens e desafios da prática interdisciplinar, mostrando como a conexão entre disciplinas pode ampliar a compreensão dos alunos e contribuir para a resolução de problemas complexos.

3.3. Atividades práticas

Atividade 1: Debate interdisciplinar
Os alunos são divididos em grupos e cada grupo recebe um tema de discussão que envolve conteúdos de diferentes disciplinas. Eles devem elaborar argumentos que integrem conhecimentos de suas áreas para debater o tema em sala de aula.

Atividade 2: Projeto interdisciplinar
Os alunos são desafiados a desenvolver um projeto que aborde uma questão social relevante, integrando conteúdos de diferentes disciplinas. Eles devem apresentar o projeto para a turma, demonstrando como a interdisciplinaridade foi aplicada na sua elaboração.

4. Retorno

4.1. Verificação do aprendizado

O professor deve promover uma reflexão coletiva sobre as atividades práticas realizadas, incentivando os alunos a compartilharem suas experiências e aprendizados. Ele também pode fazer perguntas que estimulem a análise crítica das práticas interdisciplinares.

4.2. Feedback dos alunos

Em seguida, o professor deve solicitar feedback dos alunos sobre a aula, perguntando o que eles aprenderam, o que acharam mais relevante e se têm sugestões para futuras atividades interdisciplinares.

5. Tarefa de casa

O professor deve propor uma tarefa de casa que estimule os alunos a continuar refletindo sobre a importância da interdisciplinaridade, como a elaboração de um texto que relate uma experiência pessoal de integração de conhecimentos de diferentes disciplinas em situações do dia a dia.

6. Conclusão

Para encerrar a aula, o professor deve reforçar os benefícios da prática interdisciplinar na formação dos alunos, ressaltando como ela contribui para o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, como criatividade, colaboração e pensamento crítico.

Ele também pode destacar a importância da interdisciplinaridade na construção de uma sociedade mais justa e sustentável, onde o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento é fundamental para a busca de soluções inovadoras e eficazes para os desafios contemporâneos.

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