Plano de Aula: Quem Sou Eu para Alunos da Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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Plano de Aula: Quem Sou Eu

1. Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

1.1. Objetivos principais:

  • Estimular a autoconsciência e autoexpressão dos alunos, permitindo que eles se identifiquem e compartilhem quem são.
  • Promover a valorização da identidade de cada aluno, respeitando as diferenças individuais.
  • Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de se comunicar de forma clara.

1.2. Objetivos secundários:

  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos ao explorar diferentes maneiras de se expressar.
  • Promover a interação e a socialização entre os alunos, incentivando o respeito mútuo e a empatia.

2. Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para iniciar a aula, o professor pode propor uma roda de conversa, pedindo aos alunos que compartilhem seus nomes, suas idades, seus gostos e o que mais gostam de fazer. O objetivo é criar um ambiente acolhedor e estimular a autoexpressão dos alunos.

Em seguida, o professor pode apresentar um espelho para cada aluno e sugerir que eles se olhem e façam perguntas sobre si mesmos, como “Quem sou eu?”, “O que gosto de fazer?” ou “Quais são as minhas qualidades?”. Isso ajudará os alunos a refletir sobre suas próprias identidades.

Para envolver os alunos, o professor pode cantar uma música sobre identidade, como “Quem é você?”. Essa atividade lúdica ajudará os alunos a se sentir mais confortáveis e abertos para compartilhar quem são.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

3.1. Atividades Práticas:

Atividade 1: Desenho da Autoretrato

Os alunos serão convidados a desenhar um autorretrato, representando como se veem. Eles podem usar lápis de cor, giz de cera ou tinta para expressar suas características físicas e emocionais. Em seguida, cada aluno terá a oportunidade de compartilhar seu autorretrato com a turma, explicando o que desenhou e por quê.

Atividade 2: Caixa das Qualidades

Cada aluno terá uma caixa decorada com seu nome, onde poderá colocar papéis com suas qualidades, talentos e o que mais gostam em si mesmos. Durante a atividade, os alunos poderão ler em voz alta suas qualidades para a turma, promovendo o reconhecimento e a valorização de si mesmos e dos colegas.

4. Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

4.1. Verificação do Aprendizado:

O professor fará uma roda de conversa para revisar o que os alunos aprenderam sobre si mesmos e sobre seus colegas. Serão feitas perguntas como “O que mais gostou de descobrir sobre si mesmo?” e “O que aprendeu sobre a identidade dos seus colegas?”. O objetivo é reforçar a importância da autoexpressão e da valorização das diferenças individuais.

4.2. Feedback dos alunos:

Os alunos serão convidados a compartilhar o que mais gostaram na aula e se têm alguma sugestão para atividades futuras. O professor poderá anotar essas sugestões para adaptar futuras aulas e garantir a participação e o engajamento dos alunos.

5. Tarefa de Casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

Como tarefa de casa, os alunos serão convidados a conversar com seus familiares sobre suas descobertas na aula e perguntar sobre histórias de família, tradições e origens. Eles poderão compartilhar essas histórias na próxima aula, fortalecendo os laços familiares e a identidade cultural.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para encerrar a aula, o professor recapitulará os principais pontos discutidos, reforçando a importância da autoconsciência e da autoexpressão para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos. Será destacada a valorização da identidade de cada um e o respeito pelas diferenças individuais.

O professor poderá sugerir atividades complementares, como a leitura de livros sobre identidade e diversidade, ou a realização de outras atividades práticas que estimulem a autoexpressão e a valorização pessoal.

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