Plano de Aula: Brincadeira de Amarelinha para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Proporcionar uma introdução lúdica e divertida ao conceito de brincadeira de amarelinha para as crianças.
  • Estimular a coordenação motora, equilíbrio e concentração das crianças através da prática da amarelinha.
  • Promover a socialização e integração entre os alunos, incentivando o trabalho em equipe e a cooperação.

1.2. Objetivos secundários:

  • Desenvolver o senso de organização e ordem nas crianças, ao seguir as regras da brincadeira.
  • Incentivar a criatividade e imaginação das crianças ao criarem novas variações da amarelinha.
  • Reforçar a importância do movimento e da atividade física para a saúde e bem-estar das crianças.

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

Para introduzir a aula, o professor irá explicar brevemente o que é a brincadeira de amarelinha e suas regras básicas. Serão apresentados os materiais necessários, como giz para desenhar o tabuleiro no chão, e o objetivo do jogo.

Em seguida, as crianças serão convidadas a participar de uma demonstração prática da amarelinha, com o professor mostrando como se joga e convidando os alunos a tentarem também.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 - 60 minutos>

3.1. Prática da amarelinha

As crianças serão divididas em grupos e terão a oportunidade de praticar a amarelinha no espaço disponível, sob a supervisão do professor. Serão encorajadas a seguir as regras, respeitar a vez de cada um e se divertir.

3.2. Variações da amarelinha

Após a prática tradicional, o professor irá apresentar algumas variações da brincadeira de amarelinha, como por exemplo, pulando com um pé só, pulando para trás, etc. As crianças terão a chance de experimentar essas variações e descobrir novas formas de se divertir com a amarelinha.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

4.1. Discussão em grupo

Após as atividades, o professor irá reunir as crianças para uma discussão em grupo sobre o que aprenderam com a brincadeira de amarelinha. Serão incentivadas a compartilhar suas experiências, o que mais gostaram e o que acharam mais difícil na prática.

4.2. Considerações finais

O professor irá destacar a importância do movimento e da brincadeira para o desenvolvimento saudável das crianças, tanto físico quanto emocional. Será ressaltado o valor da socialização e do trabalho em equipe na infância.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

Como tarefa de casa, as crianças serão incentivadas a praticar a amarelinha em casa com seus familiares e amigos, compartilhando a experiência na próxima aula.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

Para encerrar a aula, o professor irá reforçar os benefícios da brincadeira de amarelinha para a saúde e desenvolvimento das crianças, e como ela pode ser uma forma divertida de se exercitar e se socializar. Será destacada a importância de valorizar as brincadeiras tradicionais e o tempo de qualidade em família.

Avalie esse post

Deixe um comentário