Plano de aula sobre Folclore
1. Objetivos
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
1.1. Objetivos principais:
- Introduzir os alunos ao conceito de folclore e sua importância na cultura brasileira (Habilidade 1);
- Explorar as principais manifestações folclóricas do Brasil, como lendas, músicas, danças e festas (Habilidades 2, 3);
- Promover a valorização e preservação das tradições folclóricas entre os alunos, incentivando o respeito à diversidade cultural (Habilidade 5).
1.2. Objetivos secundários:
- Estimular a criatividade dos alunos na produção de trabalhos inspirados no folclore brasileiro (Habilidade 4);
- Promover a interação e o trabalho em equipe por meio de atividades práticas relacionadas ao folclore (Habilidade 6);
- Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita dos alunos ao compartilharem suas descobertas sobre o folclore (Habilidade 7).
2. Introdução
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
Para iniciar a aula, o professor irá apresentar o conceito de folclore e explicar sua importância na cultura brasileira. Serão mostrados exemplos de manifestações folclóricas, como o Saci-Pererê, Curupira e Boi-Bumbá.
Em seguida, os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios sobre o folclore, criando um ambiente participativo e interativo.
Para despertar o interesse dos alunos, o professor poderá apresentar alguma manifestação folclórica de forma lúdica, como uma música, dança ou contação de história relacionada ao folclore brasileiro.
3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos
3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
O professor irá revisar com os alunos os conceitos básicos do folclore brasileiro apresentados na introdução, certificando-se de que todos compreendam as principais características e exemplares.
3.2. Atividades práticas
Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos
Atividade 1: Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá uma manifestação folclórica para pesquisar e apresentar para a turma.
Atividade 2: Cada grupo terá que criar uma cena teatral baseada em uma lenda folclórica brasileira para apresentar para a sala.
4. Retorno
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos
O professor irá verificar o aprendizado dos alunos através das apresentações dos grupos, garantindo que compreenderam as informações sobre o folclore brasileiro.
4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos
Os alunos serão convidados a dar um feedback sobre as atividades realizadas, destacando o que mais gostaram e o que aprenderam sobre o folclore.
5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: 5 minutos
Os alunos terão como tarefa de casa pesquisar sobre uma manifestação folclórica que ainda não foi apresentada em sala e preparar uma breve apresentação para compartilhar na próxima aula.
6. Conclusão
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
Para encerrar a aula, o professor fará um resumo dos principais pontos abordados sobre o folclore brasileiro, reforçando a importância da preservação dessas tradições culturais.