Plano de aula sobre Formas Geométricas para o 1o Ano BNCC
1. Objetivos
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
1.1. Objetivos principais:
- Introduzir e familiarizar os alunos do 1o ano com as formas geométricas básicas, como círculo, quadrado, triângulo e retângulo.
- Ensinar os alunos a identificar e nomear as formas geométricas em seu ambiente cotidiano.
- Desenvolver a percepção visual dos alunos em relação às formas, auxiliando no desenvolvimento da habilidade de observação e classificação.
1.2. Objetivos secundários:
- Estimular a criatividade dos alunos por meio da utilização das formas geométricas em atividades artísticas.
- Promover a interação entre os alunos, incentivando a comunicação e cooperação na identificação das formas.
2. Introdução
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
Para iniciar a aula, o professor irá mostrar imagens das formas geométricas básicas e perguntar aos alunos se reconhecem alguma delas. Em seguida, o professor explicará que as formas geométricas estão presentes em nosso dia a dia e que são importantes para a compreensão e representação do mundo ao nosso redor.
Para motivar os alunos, o professor pode propor uma atividade onde os alunos deverão encontrar formas geométricas em objetos da sala de aula ou em desenhos.
3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos
3.1. Apresentação das formas geométricas
O professor irá apresentar as formas geométricas básicas, mostrando suas características e propriedades. Serão explorados o círculo, quadrado, triângulo e retângulo, destacando números de lados e ângulos.
3.2. Reconhecimento e classificação
Os alunos serão convidados a identificar e classificar as formas geométricas em diferentes objetos e figuras. Serão incentivados a desenhar e nomear as formas encontradas.
3.3. Atividades práticas
Os alunos participarão de atividades lúdicas, como quebra-cabeças de formas, jogos de associar formas aos nomes e desenhos livres utilizando as formas geométricas aprendidas.
4. Retorno
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
4.1. Verificação do aprendizado
O professor fará perguntas aos alunos sobre as formas geométricas apresentadas, verificando se conseguem identificá-las corretamente.
4.2. Discussão em grupo
Será aberta uma discussão em grupo para que os alunos compartilhem suas experiências na identificação e classificação das formas. O professor irá estimular a participação de todos e corrigir eventuais equívocos.
5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: 5 minutos
O professor irá propor como tarefa de casa que os alunos observem as formas geométricas em suas casas e tragam exemplos para compartilhar na próxima aula.
6. Conclusão
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
O professor fará um resumo dos principais pontos abordados na aula, destacando a importância das formas geométricas e incentivando os alunos a continuarem explorando e aprendendo sobre o tema.