Plano de Aula: Brincando com Tecidos

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Plano de aula sobre Brincando com Tecidos

1. Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

1.1. Objetivos principais:

  • Explorar a criatividade dos alunos na utilização de tecidos como material de trabalho e expressão artística. (Habilidade 1)
  • Estimular a coordenação motora e a percepção visual dos alunos ao lidar com diferentes texturas e cores de tecidos. (Habilidade 2)
  • Promover a socialização e o trabalho em equipe por meio de atividades práticas envolvendo tecidos. (Habilidade 3)

1.2. Objetivos secundários:

  • Desenvolver o senso estético e a apreciação artística dos alunos ao experimentar diferentes combinações de tecidos. (Habilidade 4)
  • Estimular a sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais, mostrando como tecidos podem ser utilizados de forma criativa e consciente. (Habilidade 5)
  • Promover a autoexpressão e a confiança dos alunos por meio da criação de trabalhos artísticos com tecidos. (Habilidade 6)

2. Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Inicie a aula explicando aos alunos a proposta do dia: explorar diferentes maneiras de brincar e criar com tecidos. Mostre exemplos de trabalhos artísticos feitos com tecidos para inspirar os alunos.

Em seguida, promova uma breve conversa sobre a importância dos tecidos em nossas vidas, desde o vestuário até a decoração de ambientes.

Para despertar a curiosidade dos alunos, proponha um desafio inicial, como adivinhar a textura de diferentes tecidos apenas pelo toque.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

3.1. Atividade inicial

Para aquecer, proponha uma atividade prática onde os alunos deverão associar diferentes estampas de tecidos com suas respectivas cores e texturas. Isso ajudará a desenvolver a percepção visual dos alunos.

3.2. Atividades práticas

  • Atividade 1: Criando colagens com tecidos – Divida os alunos em grupos e forneça diversos tecidos, tesouras, cola e papel cartão. Eles deverão criar colagens com os tecidos, explorando formas, cores e texturas.
  • Atividade 2: Confeccionando acessórios – Os alunos poderão escolher um modelo simples de acessório (como um porta-lápis ou um marcador de página) e utilizar tecidos para customizá-lo, demonstrando criatividade e habilidade manual.

4. Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

4.1. Apresentação dos trabalhos

Ao final das atividades práticas, reserve um tempo para que os grupos apresentem seus trabalhos. Incentive a explicação das escolhas de tecidos e o processo criativo envolvido em cada peça.

4.2. Reflexão e feedback

Promova uma breve reflexão em grupo sobre a experiência de brincar com tecidos. Peça aos alunos para compartilharem o que mais gostaram e o que aprenderam durante a aula.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

Como tarefa de casa, os alunos podem pesquisar sobre artistas que utilizam tecidos em suas obras e criar um pequeno relatório sobre suas inspirações e técnicas.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para encerrar a aula, reforce a importância da criatividade e da expressão artística na vida dos alunos, e como os tecidos podem ser uma ferramenta poderosa nesse processo.

Destaque a diversidade de possibilidades de criação com tecidos e incentive os alunos a continuarem explorando e brincando com esse material em seus projetos pessoais.

Avalie esse post

Deixe um comentário